Movimentos sociais iniciam campanha de apoio à reeleição de Lula

Belo Horizonte e mais 20 capitais brasileiras, entre outras dezenas de cidades interioranas, foram tomadas nesta sexta-feira (21) por diversos movimentos sociais numa ação de distribuição de panfletos em apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula

Segundo a CUT-MG (Central Único dos Trabalhadores) os movimentos sociais e populares de Minas Gerais iriam percorrer os corredores da capital mineira, as estações de metrô e outros espaços de concentração popular. A concentração dos movimentos se deu na Praça Sete a partir das 15 horas. Atividades semelhantes também ocorrerão em outras regiões de Minas, como Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares e Montes Claros.


Os panfletos distribuídos à população traziam enumeradas algumas das principais conquistas obtidas no atual governo e declarando voto no petista. A panfletagem é o primeiro de uma série de atos que os movimentos sociais pretendem realizar pelo Brasil nas próximas semanas, todos de apoio à reeleição.


O documento cita, por exemplo, que, no Governo Lula, cerca de 3,2 milhões de brasileiros saiu da linha da pobreza. Outros sete milhões chegaram à classe média. E seis milhões de empregos foram criados, quatro milhões deles com carteira assinada.


Aponta, ainda, que o salário mínimo teve recuperação real de mais de 20%, o maior dos últimos 20 anos. O investimento na agricultura familiar quadruplicou e mais de 266 mil trabalhadores sem terra foram assentados. O Bolsa Família, por sua vez, garante uma renda mínima a mais de 11 milhões de famílias pobres, cuja contrapartida é manter os filhos na escola e as mães participando de programas de saúde.


O panfleto com 90% da cor vermelha em sua diagramação apresenta a frase: “Os movimentos sociais voltam às ruas por Lula e pelo Brasil”. No panfleto, há uma legenda e uma foto de Lula: “Movimentos sociais se unem para apoiar a reeleição de Lula e o processo de mudanças que está transformando o Brasil num país melhor”.


A campanha para reeleição de Lula tem como coordenador em Minas Gerais o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que atualmente é considerado uma das referências nacionais do PT e bem posicionado na avaliação como prefeito da capital mineira.


Outros movimentos programados para ocorrer pelo território Brasileiro:


12 de agosto: Mobilização Nacional de Negros e Negras em Apoio à Reeleição do Presidente Lula. Inicialmente prevista para Salvador (BA).
19 de agosto: Plenária nacional de Sindicalista em Apoio à Reeleição do Presidente Lula. Inicialmente prevista para São Paulo (SP).
23 de agosto: Mobilização Nacional de Artistas e Intelectuais em Apoio à Reeleição do Presidente Lula.
Ainda sem local definido.
29 de agosto: Mobilização Nacional da Juventude em Apoio à Reeleição do Presidente Lula. Ainda sem local definido.
1º de setembro: Mobilização Nacional da Classe Trabalhadora em Apoio à Reeleição do Presidente Lula. Prevista para acontecer nas principais capitais brasileiras, simultaneamente.
13 ou 20 de setembro: Mobilização Nacional de Mulheres em Apoio à Reeleição do Presidente Lula. Ainda sem local definido.
21 de setembro: Mobilização Nacional de Pessoas Portadoras de Deficiência Física em Apoio à Reeleição do Presidente Lula. Ainda sem local definido.


Fonte: Portal Minas de Fato