Pimenta e Jô Moraes homenageiam Guimarães Rosa

O escritor mineiro João Guimarães Rosa (1908-1967) será homenageado pelo vereador Geraldo Pimenta (PCdoB/Betim) e pela deputada Jô Moraes (PCdoB/MG), pelos 50 anos do lançamento de “Grande Sertão: Veredas”, uma de suas obras mais importantes, reconhecida

No sábado (15) e no domingo (16), Pimenta e Jô Moraes participaram das atividades da XVIII Semana Roseana, realizada entre os dias 10 e 16 em Cordisburgo (MG), terra natal de Guimarães Rosa. O evento atraiu centenas de pessoas de Minas e de outros estados.
O tema da Semana Roseana deste ano foi “Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile – 50 anos depois a história continua”. A festividade teve apresentações musicais, mostra de filmes, teatro, debates, exposições, lançamentos literários, oficinas de arte e caminhada literária.
Para o vereador Geraldo Pimenta, candidato a deputado estadual pelo PCdoB, uma boa maneira de se homenagear o grande escritor mineiro é investir no Circuito Guimarães Rosa. “Como deputado, vou lutar pela melhoria da infra-estrutura e investimentos na região, e pelo tombamento das veredas, um santuário ecológico do sertão”, disse.
 
Veredas
Recentemente, a Prefeitura de Três Marias (MG), cidade que integra o Circuito Guimarães Rosa, anunciou o tombamento de três veredas percorridas por Guimarães Rosa na cavalgada que deu origem ao clássico “Grande Sertão: Veredas.  Com o tomba-mento, as veredas passaram a ser patrimônio natural, cultural e histórico municipal.
A partir de agora, estão proibidas nas veredas de Três Marias e suas faixas de proteção laterais drenagens, aterros, desmatamentos, uso de fogo, caça, pesca, atividades agrícolas e industriais, loteamentos e outras formas de ocupação humana que possam causar desequilíbrio ao ecossistema. Um bom exemplo a ser seguido por outros municípios e pelo Estado.


De Betim,
Eliezer Dias