Cuba diz que proibição de livro em Miami é manobra política

Se Cuba é acusada de cercear a expressão e a liberdade de imprensa, seria natural que qualquer publicação cubana tivesse livre acesso num país como os Estados Unidos, certo? Nada disso. Exilados cubanos em Miami pediram que o livro Vamos a Cuba

O caso está agora nas mãos de um tribunal federal de Miami, que deve decidir nesta semana o destino do livro. Mas o governo de Cuba já afirmou nesta segunda-feira (24/7) que a tentativa de proibir um livro infantil que descreve positivamente a vida na ilha é uma manobra política condenada ao fracasso.


 


''Faz parte das campanhas do inimigo estigmatizar Cuba no tema da liberdade de expressão, o livre acesso à informação, a liberdade intelectual, o fluxo de idéias'', disse o diretor da Biblioteca Nacional de Cuba, Eliades Acosta, à publicação semanal estatal Trabajadores.


 


O Conselho Escolar do condado de Miami Dade, onde reside boa parte dos exilados cubanos radicados nos Estados Unidos, ordenou em junho a retirada do livro das bibliotecas escolares. Os exilados dizem que as fotografias de crianças cubanas sorridentes que ilustram Vamos a Cuba, dirigido a um público de 5 a 7 anos, distorcem a realidade da ilha governada há 47 anos pelo estadista Fidel Castro.