Metalúrgicos de São Paulo entregam Pauta de Reivindicações

A FEM-CUT (Federação dos Metalúrgicos de São Paulo) entregou nesta terça-feira, 25, a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2006 à FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo). A Pauta traz renovaçõ

A FEM-CUT (Federação dos Metalúrgicos de São Paulo) entregou nesta terça-feira, 25, a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2006 à FIESP (Federação das Indústrias de São Paulo). A Pauta traz renovações das cláusulas econômicas dos grupos 9 e 10, que representam os setores de eletroeletrônica, bens de capital, oficinas mecânicas, estamparias e lâmpadas. As cláusulas sociais estão garantidas graças ao acordo de dois anos fechado na campanha de 2005. Os demais grupos, montadoras, autopeças e fundição, também fecharam no ano passado um acordo por dois anos.


Reivindicações
A categoria reivindica reajuste salarial pelo INPC integral, aumento real sobre o salário já corrigido e de acordo com o crescimento do setor, piso Salarial Unificado – hoje são três pisos diferentes, Participação nos Lucros e Resultados, Adicional Noturno de 50% sem restrições (para o Grupo 9) Alteração da data-base para 1 de setembro e manutenção da cláusula de estabilidade para doentes profissionais e acidentados no trabalho. Edison Cardoso de Sá, presidente do Sindicato de Jaguariúna e Região, explica que os sindicatos patronais do Grupo 10 contestam todos os anos a cláusula de estabilidade para doentes e acidentados profissionais. O sindicalista diz ainda que a unificação da data-base também enfrenta muita resistência. “Unificar a data-base é fortalecer os trabalhadores nas campanhas salariais, cada setor produtivo ter data de campanha salarial diferente é interessante só para o patrão, por isso eles resistem em mudar”, salienta Edison.
O Sindicalista destaca ainda que o Contrato Coletivo Nacional, que vem sendo debatido pela Confederação dos Metalúrgicos da CUT, pode equacionar tanto a questão da data-base como das diferenças salariais existentes nas diversas regiões do Brasil.