MANIFESTO PÚBLICO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA A CORRUPÇÃO


Manifesto público em defesa por uma rigorosa apuração das denúncias de possíveis irregularidades na Câmara Municipal de Montes Claros.


Parcela expressiva da sociedade civil organizada, por meio de entidades representativas dos mais diversos movimentos sociais e de militantes de outras organizações que se destacam na luta em defesa dos direitos da população e do estado democrático de direito, vem a público manifestar-se em defesa da mais rigorosa apuração das denúncias de possíveis irregularidades na Câmara Municipal de Montes Claros.


Também nós sabemos que a corrupção gera um efeito danoso e irreparável ao interesse público, seja ela praticada em escala municipal, estadual ou nacional, seja ela fruto de possíveis irregularidades em prestações de contas na Câmara Municipal ou fruto de Caixa 2 no Congresso Nacional, de negociatas entre deputados e senadores ou de desvio de recursos do governo para a compra de ambulâncias superfaturadas.


A corrupção é danosa em qualquer situação, mesmo quando os supostos defensores da ética são membros de partidos que foram flagrados na prática (esta, sim, comprovada!) de desvio de recursos públicos, fatos que culminaram inclusive com a derrocada de altos figurões de partidos altamente influentes no governo da República.


Ao defender a mais profunda apuração das denúncias de supostas irregularidades na Câmara, defendemos igualmente o estado democrático de direito. Defendemos o direito à ampla defesa. Defendemos que os culpados, quando tiverem a sua culpa definida no competente processo judicial, sejam punidos com todos os rigores da lei.


Salientamos, no entanto, ser de caráter fascista e anti-democrático estabelecer pré-condenações a pessoas que podem ser inocentes. O pré-julgamento e a execração pública pura e simples, antes da completa e rigorosa apuração de todos os fatos, têm caráter oportunista e leviano. Parte do pressuposto de que todos os que militam na vida pública são desonestos, afirmação tão leviana quanto imaginar que todos os que defendem a ética por palavras são de fato defensores dela ou membros de partidos puros e imaculados.


As entidades e os militantes abaixo, ao defenderem a completa apuração das denúncias, se contrapoem publicamente àquela parcela de um movimento que, de modo despolitizado e leviano, tenta estabelecer igualdade entre todos os que atuam na luta política e social.


 


PELA COMPLETA APURAÇÃO DE TODAS AS DENÚNCIAS!


 


PELO DIREITO À AMPLA DEFESA!


 


PELA DEFESA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO!


 


União da Juventude Socialista – UJS; União Popular de Mulheres de Montes Claros – UPM; União Nacional dos Negros pela Igualdade – UNEGRO; Corrente Sindical Classista da CUT – CSC; Diretório dos Estudantes de Montes Claros – DEMC; Sindicato dos Professores de Minas Gerais – SINPRO/MG; Partido Comunista do Brasil – PCdoB;


 


Além de militantes da: União Nacional dos Estudantes – UNE; União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES; União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais – UEE/MG; União Colegial de Minas Gerais – UCMG; Nação Hip-Hop Brasil; Associação dos Docentes da Unimontes – Adunimontes; Oposição Sindical do Sindicato dos Tecelões de Montes Claros; Centro de Estudos e Memória da Juventude – CEMJ; Instituto Mineiro de Juventude; Diretório Central dos Estudantes da Unimontes.