Espanha assume compromisso de perdoar dívida boliviana

O governo espanhol ratificou nesta quarta-feira (2/8) seu compromisso de perdoar uma dívida de cerca de 100 milhões de euros com a Bolívia, devido às garantias concedidas pelo presidente Evo Morales de investir esse mesmo valor em programas de desenvolvim

O compromisso foi ratificado durante uma reunião realizada na capital boliviana, La Paz, da qual participaram Morales e a vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernandez de la Vega. Durante a reunião também foram discutidos alguns programas de cooperação entre os dois países.



Dos 100 milhões de euros devidos pela Bolívia, 27 milhões já haviam sido perdoados anteriormente. “No momento, o valor restante se encontra em negociação”, explicou Fernandez de la Vega.



Investimentos espanhóis



A vice-presidente fez questão de esclarecer que não há qualquer tipo de relação entre o perdão da dívida boliviana e algum acordo entre o governo local e a empresa petrolífera Repsol, de origem espanhola.



Após a nacionalização dos hidrocarbonetos ocorrida na Bolívia, em maio, a Repsol foi uma das empresas que bateram de frente com Morales. O único pedido feito por Fernandez de la Vega ao presidente boliviano nesse sentido foi o de designar um mediador do governo para resolver o imbróglio.



Giro pela América do Sul



A passagem da vice-presidente espanhola pela Bolívia faz parte de sua visita a quatro países da América do Sul, iniciada no último domingo. Paraguai, Peru e Colômbia também a receberão, sendo que, neste último, Fernandez de la Vega acompanhará na próxima segunda-feira a posse do presidente Álvaro Uribe, reeleito para um novo período de quatro anos.