Colômbia: Uribe inicia segundo mandato “em busca de paz”

Alvaro Uribe tornou-se nesta segunda-feira o primeiro presidente colombiano a iniciar um segundo mandato consecutivo neste século ao prestar juramento no Congresso da Colômbia.

Uribe, de 54 anos, foi eleito no último dia 28 de maio com 62% dos votos para continuar à frente do governo por mais quatro anos, até 2010.



Ele tomou posse diante da presidente do Congresso, Dilia Francisca Toro, acompanhado do vice-presidente, Francisco Santos, e na presença de 11 autoridades latino-americanas e delegados de outros 68 países.



Em seu discurso, Uribe vinculou uma eventual negociação de paz com grupos armados a “fatos irreversíveis” que provem a vontade de dialogar, e advertiu que não permitirá uma “paz enganosa”. “Reafirmo nossa vontade de obter a paz, para o qual pedimos apenas fatos. Fatos também irreversíveis que expressem a decisão de obtê-la”, disse o presidente.



“Não temos medo de negociar a paz. Confesso que me preocupa outra coisa: o risco de não chegar à paz e retroceder na segurança”, disse o presidente após prestar juramento no Congresso.



Um total de 11 presidentes, quatro vice-presidentes e delegações de 20 países da América Latina assistiram à cerimônia realizada no Congresso, mas os presidentes do Brasil, da Argentina, da Venezuela e do México enviaram apenas representantes em seus lugares.