Mais de 40 mil desertaram de exército americano desde 2000

Cerca de 40 mil pessoas das forças armadas dos Estados Unidos desertaram do serviço desde o ano 2000, informaram fontes do Pentágono à mídia americana nesta terça-feira (8/8).

Do total, mais da metade servia no Exército, de acordo com a fonte. Organizações anti-belicistas afirmam que as deserções em massa ocorreram por causa da forte resistência à guerra, bem maior que oposição que as autoridades das forças armadas admitiam existir.


 


“Os militares mentiram durante a Guerra do Vietnã sobre importância da resistência contra a guerra e ainda hoje continuam mentindo”, comentou Eric Seitz, um advogado que representa o tenente do Exército Ehren Watada, o primeiro oficial comissionado que se recusou a integrar as forças de ocupação americanas no Iraque no mês passado. Ele está preso em uma prisão militar em Fort Lewis, em Washington.


 


Um relatório interno do Pentágono realizado em 2002 revelou que a deserção aumenta de forma constante nas forças armadas do país, “principalmente em épocas de guerra”.