Obrador diz que povo do México não ficará de braços cruzados

O candidato progressista nas eleições presidenciais mexicanas, Andrés López Obrador, endureceu seu discurso na noite desta segunda-feira (8/8), ao avaliar a decisão do Tribuna Eleitoral do país de recontar apenas parte das urnas do pleito de 2 de julho.

Segundo Obrador, talvez a resistência civil colocada em prática nas últimas semanas por parte da população mexicana não seja o bastante para fazer com que o Tribunal entenda a importância da recontagem de todas as urnas do país. “Nós não vamos ficar com os braços cruzados. Não permitiremos – que se ouça bem e longe – que o dinheiro siga triunfando sobre a moral neste país”, afirmou.



Discursando em frente à sede do Tribunal Eleitoral, Obrador falou diretamente aos magistrados que decidiram por recontar apenas 9,07% das urnas do país, apesar das claras evidências de fraude ocorridas. “Iremos transformar as instituições de nosso país, e isso vai acontecer de uma forma ou de outra! Ainda que nossos adversários não gostem da idéia, vamos levar a cabo uma transformação profunda no México”, afirmou.



Sem violência



Apesar do tom elevado, Obrador reiterou que os manifestantes em todo o país não devem fazer uso de força bruta para protestar. “Temos a razão ao nosso lado, e por isso a justiça aparecerá mais cedo ou mais tarde. Por isso não seremos violentos em momento algum”, conclamou.