Chávez diz ter notícias animadoras sobre Fidel Castro

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na noite desta terça-feira (8/8) que tem “notícias muito animadoras” sobre a recuperação do presidente cubano Fidel Castro.

Chávez também afirmou que o governante cubano lhe confessou que, se morrer, a revolução iniciada há 47 anos seguirá seu rumo. “Permito-me tornar público o que Fidel Castro me disse: “Você não pode ficar doente, eu posso morrer, você não pode ficar doente”, relatou Chávez, em discurso transmitido pela TV estatal da Venezuela, no qual falou de seu último encontro com Castro, na Reunião de Cúpula do Mercosul, na Argentina.



“Embora esperemos que viva por muito tempo mais, Fidel me disse: “Posso morrer e Cuba segue seu rumo, tem uma equipe, uma revolução, um povo preparado para o que quer que seja, mas lá [na Venezuela] falta muito”, acrescentou Chávez.



Recuperação



No mesmo dia, o embaixador cubano na Venezuela, Germán Sánchez Otero, afirmou que Fidel Castro se recupera “favoravelmente” da operação por uma hemorragia intestinal sofrida há cerca de uma semana.



O diplomata afirmou que Castro “continuará se recuperando progressivamente” e que a transferência provisória do poder a Raúl Castro, irmão de Fidel, foi acertada e celebrada pelo povo cubano.



Sánchez Otero disse ainda que a situação política atual em Cuba é de completa normalidade, que não houve alterações da ordem pública e que a população segue suas atividades cotidianas “sem qualquer contratempo”.



O diplomata afirmou também que as instituições continuam funcionando e que os cubanos têm confiança que Fidel Castro se restabelecerá o mais rápido possível.



Ele criticou as manifestações de grupos “anticastristas” em Miami, destacando que “a opinião unânime do mundo é que essas ações representam uma atitude desumana”. Para o embaixador, aqueles que comemoram são “grupos de fanáticos terroristas e pessoas cheias de ódio que não têm sensibilidade pelo mundo”.