Israel aprova ofensiva terrestre mais ampla

O gabinete de Segurança de Israel, reunido nesta quarta-feira para discutir a ampliação da agressão contra o Líbano, aprovou uma nova escalada militar terrestre que deve durar por mais 30 dias.

A decisão foi tomada em votação com nove ministros a favor e três abstenções. O gabinete de Segurança decidiu que as tropas deverão ocupar o território libanês até o rio Litani, a 30 quilômetros ao norte da fronteira entre os dois Estados. Atualmente 10 mil soldados ocupam o sul do Líbano e sãop conforntados pela tenaz resistência do Hezbolá.


 


A imposição de cessar-fogo apoiado pela comunidade internacional é esperada para os próximos dias não foi considerada. O chefe do gabinete de Segurança demonstrou insatisfação com a ampliação “limitada” da agressão. “é errado fazer essa avaliação, pois acho que deve durar muito mais”, resmungou Eli Yishai.


 


A decisão autoriza o ministro da defesa, Amir Peretz, e primeiro-ministro, Ehud Olmert, de acordo com a vontade deles, a ordenarem a ampliação da agressão e decidir a sua duração.