Salão do Livro 2006 terá como tema a Literatura nos Países do Mercosul

Mesas-redondas, contação de histórias, seminários, oficinas, apresentações musicais, palestras e lançamentos de livros fazem parte da maratona da literatura em Belo Horizonte


    Agosto é um mês especial para os amantes da literatura em Belo Horizonte. Já consolidado na agenda de eventos literários e culturais da capital mineira e entre os mais importantes do gênero no país, o 7º Salão do Livro e Encontro de Literatura será realizado em Belo Horizonte, de 10 a 20 de agosto, na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro), das 9h às 22h, com entrada franca. O evento é uma realização da Câmara Mineira do Livro e Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura.


    A edição deste ano vai reunir escritores brasileiros, argentinos, chilenos e uruguaios para uma série de mesas-redondas que vão discutir a Literatura nos Países do Mercosul dentro da programação do Encontro de Literatura, onde também serão debatidos outros temas relevantes no âmbito da literatura e da leitura. Entre eles estão novas abordagens sobre as obras de Guimarães Rosa, por ocasião da comemoração dos 50 anos de Grande Sertão Veredas, Cyro dos Anjos e Mário Quintana, em homenagem ao centenário de nascimento dos dois escritores, e Murilo Rubião, que completaria 90 anos em 2006. 


    O Encontro Marcado reunirá escritores convidados para bate-papos com o público em torno da trajetória do entrevistado, seu processo de criação, sua identificação no universo literário e apresentação de textos de sua obra.


    O Salão do Livro contará com uma estrutura de 55 estandes, representando em torno de 650 editoras nacionais e importadas.


 


Inovação


    Uma das novidades desta sétima edição é a realização do Salão de Idéias, que segue o mesmo formato do Encontro Marcado, mas contará também com a participação de autores de outras áreas do conhecimento, entre eles o filósofo Mário Sérgio Cortella, os jornalistas Gilberto Dimenstein e Maurício Kubrusly, além do escritor Luís Fernando Veríssimo. O Salão do Livro deste ano também contará com duas edições especiais do projeto Sempre Um Papo, que trará a Belo Horizonte os escritores Ricardo Kotscho e Marcelo Gleiser.


    O Salão do Livro também vai organizar o seminário “O Imaginário na Literatura Infantil”, além de oferecer várias atividades artísticas, que incluirão narração de histórias, espetáculos de teatro e palestras, além de lançamentos de livros, oficinas e cursos de capacitação, alguns deles destinados aos bibliotecários e educadores. Mas há também opções para a comunidade em geral, para aqueles que pretendem aprender ou aprimorar a escrita, através de oficinas de redação. Assim como nos anos anteriores, os expositores preparam promoções variadas de títulos nacionais e estrangeiros.


Escolas


    O Salão do Livro também estará aberto a visitas escolares, que poderão ser realizadas nos dias 10 e 11 e de 14 a 18 de agosto, no horário das 9h às 17h. Os horários deverão ser agendados com a Câmara Mineira do Livro através do e-mail camara@camaramineiradolivro.com.br ou do fax (31) 3241-4484. A idade mínima para o aluno participar das visitas é cinco anos.


    O Salão do Livro tem patrocínio da Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio cultural do Sebrae Minas, Formato, Sesc, PUC TV e Fundação João Pinheiro.


 


Informações: Câmara Mineira do Livro (31) 3241-4484.


 


Fonte: ASCOM Fundação Mineira de Cultura