Companheiro de Che aposta na saúde de Fidel Castro

O médico argentino Alberto Granado, conhecido por ter acompanhado Ernesto Che Guevara numa viagem de moto pela América Latina em 1952, acredita que o presidente cubano Fidel Castro é “robusto” e será capaz “de agüentar mais algum tempo”.

Em declarações ao jornal francês Le Parisien, Granado, que vive em Havana, lembra que conheceu Castro em 1962, uma década depois de sua viagem com Che, que recentemente foi mostrada no filme “Diários de motocicleta”, do brasileiro Walter Salles.



Na época, Fidel Castro confiou a Granado a missão de convencer médicos de seu país a ir a Cuba para formar profissionais locais. A doença do líder cubano não preocupa o argentino, que vê como “uma prova de astúcia” a decisão de confirmar como chefe provisório o seu irmão Raúl Castro.



“Fidel garante o presente preservando o futuro”, opina Granado, ressaltando que o vigor do dirigente ajudará a superar o problema intestinal que exigiu uma cirurgia.



Sobre o futuro, afirma que não haverá guerra civil em Cuba. Ele aproveitou a ocasião para mandar uma mensagem aos exilados em Miami: “Os vermes sabem que não poderão recuperar o que perderam”.