Marechal Deodoro, em Alagoas, é tombada como patrimônio histórico

Nesta quinta-feira (17/8), Marechal Deodoro, em Alagoas, tornou-se a mais nova cidade tombada como Patrimônio Histórico Nacional, somando-se a outras 61. Na ocasião, foram anunciados a reforma da cobertura e o restauro da cimalha do Convento de Santa M

O evento reuniu autoridades e o povo da cidade em programação festiva, com destaque para o ministro da Cultura, Gilberto Gil; o governador do Estado, Luís Abílio de Souza Neto; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e o prefeito de Marechal Deodoro, José Danilo Damaso de Almeida.


 


O tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade que ocorreu na cerimônia, foi aprovado no dia 3 deste mês, no Rio de Janeiro, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.


 


De acordo com o relator do processo, o conselheiro Nestor Goulart Reis Filho, dois aspectos especiais devem ser destacados: em primeiro lugar, que ele envolve áreas de dois bens já tombados pelo Iphan: a casa do Marechal Deodoro da Fonseca e o convento e igreja de São Francisco.


 


O segundo aspecto, observa o arquiteto, é que a área definida para proteção envolve três locais descontinuadas: o Centro, a área do Carmo e a área de Taperagua, “todas elas com seus elementos de interesse”.


 


O parecer, favorável ao tombamento, se baseou na importância histórica do conjunto arquitetônico e urbanístico local e por sua relevância paisagística. Reis Filho afirma que Marechal Deodoro possue dois importantes documentos para a história do urbanismo no Brasil: a praça de origem da vila, com a forma original do período 1611-1636 e os remanescentes de ajustamento topográfico da arquitetura às variações de níveis dos leitos das ruas. “São documentos importantes que devem ser preservados, juntamente com os aspectos originais dos edifícios”, salienta o conselheiro.


 


A cidade possui várias outras edificações religiosas, que se configuram como indicativos socioculturais das atividades que ali se desenvolveram ao longo dos anos, desde sua ocupação primaz, passando pelo desenvolvimento material da sociedade deodorense, até chegar à sua decadência, após a transferência da capital para Maceió.


 


Programação Cultural



 
Durante todo dia, em Marechal Deodoro, haverá uma extensa programação cultural na cidade. Das 8h às 10h, no Cais da Lancha, haverá apresentações folclóricas: Coco de Roda, Xaxado; Baiana da 3ª Idade, Pastoril, Guerreiro e  Samba Renascer. No mesmo local, as orquestras filârmônicas Santa Cecília, Carlos Gomes e Manoel Alves executarão o Hino Nacional no ato da homologação do tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade. Em seguida, haverá show de Seu Nelson da Rabeca.


 


Das 16h às 19h segue a programação artística dos Pontos de Cultura no Cais da Lancha. Às 19h é a vez da Seresta da Pitanguinha na saída do Pátio da Igreja Nossa da Conceição (Matriz). Às 19h30min, a Filarmônica Santa Cecília se apresenta no Espaço Cultural.


 


Fonte: Ministério da Cultura