Grã-bretanha acusa apologia do fumo em “Tom & Jerry”

Os desenhos animados da série “Tom & Jerry” serão reeditados na Grã-Bretanha para suprimir as cenas em que os personagens aparecem fumando. Esses trechos foram considerados “inapropriados” para crianças, segundo queixas da entidade local reguladora da

A Agência de Comunicação (Office of Communications, Ofcom) se refere especificamente a dois episódios do clássico infantil transmitidos nesta temporada pelo canal infantil da Turner Broadcasting, Boomerang. Em “Texas Tom”, o famoso gato paquera uma mulher enquanto enrola, acende e fuma um cigarro. Em “Tennis Chumps”, o rival de Tom aparece fumando um grande cigarro.


 


Segundo a Ofcom, 56% dos espectadores da Boomerang são menores de 14 anos. Depois das queixas, a Turner revisou os episódios de “Tom & Jerry” para determinar em quais cenas fumava-se, explicitava-se o ato de fumar, atribuía-lhe encanto ou se incitava a acender um cigarro.


 


Por sua vez, a Ofcom indicou que no caso particular de “Texas Tom”, o personagem do gato usa o cigarro para “conquistar e impressionar” sua admiradora. A Turner informou que editar todas as cenas onde um cigarro aparecer poderia prejudicar o “valor da animação”.


 


Apologia mesmo?
Segundo as rígidas normas da Ofcom, o ato de fumar tabaco não pode aparecer em programas infantis britânicos sem que haja uma justificativa editorial para isso. Fumar também não pode ser elogiado nem exaltado. A entidade reguladora reconheceu, no entanto, que a série “Tom & Jerry” foi criada a partir da década de 40, quando fumar tabaco era considerado aceitável.


 


“Em 'Tom & Jerry', o ato de fumar aparece normalmente de forma estilizada e não é condenado”, destacou um comunicado da Ofcom, elogiando as medidas preventivas da Turner.