Exposição homenageia os 80 anos de Fidel Castro

Com mais de 80 fotografias de Fidel Castro, clicadas por 50 autores cubanos e estrangeiros, a exposição Canto a la vida foi aberta nesta terça-feira (22/8) em Havana, capital de Cuba. É uma homenagem aos 80 anos do presidente cubano, afastado do

A mostra reúne vários momentos da vida de Fidel: a luta guerrilheira em Sierra Maestra, o triunfo da revolução, os encontros mais atuais com o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, o venezuelano Hugo Chávez e personalidades como o escritor Ernest Hemingway. “Ao observar (as fotografias), percebemos o quanto Fidel está em cada um de nós e na alma da nação”, disse Tubal Páez, da União de Jornalistas de Cuba (UPEC, sigla em espanhol).


 


Patrocinada pelo Instituto Internacional de Jornalismo, a Fototeca de Cuba, o Ministério da Cultura, entre outras instituições, a exposição enfoca também o 80º aniversário do líder revolucionário, cujos festejos centrais foram adiados, a pedido de Fidel. Com sua cirurgia, o presidente cubano delegou, pela primeira vez em quase meio século, o poder do país a seu irmão Raúl, por tempo provisório.


 


Em 2 de dezembro, além dos festejos organizados pela Fundação Guayasamín para os 80 anos de Fidel, também será comemorado o aniversário de 50 anos do desembarque do iate Granma, que marca o início da guerra de guerrilhas contra o regime de Fulgêncio Batista. Outra exposição fotográfica foi inaugurada em 11 de agosto em Havana também com fotografias do presidente cubano.


 


A mostra Canto a la vida traz Alberto Korda – autor já falecido do célebre retrato de Che guerrilheiro -, Constantino Arias, Franklin Reyes e Félix Arencibia, entre outros fotógrafos. Alex Castro, fotorrepórter e um dos filhos do presidente, tem fotos expostas também. Entre os estrangeiros estão Andrew St George, Burt Glinn e Robert Taber, dos Estados Unidos; Ernesto Bazán da Itália e Sven Creutzmann da Alemanha.