Ministro do Trabalho se encontra com sindicalistas mineiros

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, participa amanhã (23/08) em Belo Horizonte  de um café da manhã com sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG).


    Durante o café da manhã, as lideranças sindicais irão entregar ao ministro a pauta de reivindicações da Campanha Salarial Unificada do segundo semestre deste ano. Lançada oficialmente durante ato público na tarde da última sexta-feira, dia 18/08, em São Paulo. A pauta contempla reivindicações específicas das categorias com data-base no segundo semestre; e reivindicações que são comuns a todos os trabalhadores. Ela está estruturada em torno de seis eixos principais: salários, emprego, saúde e segurança, direitos sindicais, políticas públicas e jornada de trabalho.


 


    Após o encontro com Luiz Marinho, a direção da CUT/MG se reunirá com entidades sindicais cutistas, para discutir as estratégias da campanha salarial unificada do 2º semestre, em Minas Gerais.


 


    O presidente da CUT/MG, Lúcio Guterrez, reforçou a importância de um dos seis pontos da pauta da Campanha, que trata dos direitos dos dirigentes sindicais. “Em Minas, estamos presenciando uma onda de violência contra trabalhadores e dirigentes. A morte dos quatro fiscais do Ministério do Trabalho em Unaí completou mil dias, e os responsáveis continuam soltos. Diversos dirigentes sindicais, inclusive eu, estão sendo processados e ameaçados de ir para a prisão. Esse autoritarismo tem que acabar”, afirmou.


 


    Na última sexta-feira (18/8), cerca de 6.500 dirigentes e filiados de seis centrais sindicais se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, para entregar a ele a pauta de reivindicações e também levar o apoio à reeleição do presidente.


 


Fonte: Assessoria de comunicação CUT/MG