Aquário do Velho Chico começa a sair do papel

As obras para a construção do Aquário Temático do Rio São Francisco, no terreno do Jardim Zoológico, na Pampulha, deverão começar na próxima semana. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que ontem esteve em Belo Horizonte para as comemorações dos 15


 


    Dos R$ 4 milhões previstos para colocar o aquário funcionando, o Ministério do Meio Ambiente já liberou R$ 800 mil. O restante será bancado pela Prefeitura de Belo Horizonte. A ordem de serviços deverá ser assinada na semana que vem pelo prefeito Fernando Pimentel (PT). O Aquário Temático será construído numa área de 2,4 mil metros quadrados, em dois pavimentos, onde serão instalados 23 tanques, um deles de reprodução das espécies. Serão utilizados 300 mil litros de água para reproduzir o hábitat dos peixes.


 


    Uma lagoa de jacarés e espaços com a vegetação típica do rio também fazem parte do projeto. A ministra Marina Silva, uma das homenageadas no aniversário da Fundação Zoo-Botânica, destacou a importância do projeto, pioneiro no Brasil, para ajudar na preservação da água e dos recursos naturais do Rio São Francisco. Um auditório com capacidade para 100 pessoas será construído para as palestras educativas.


 


    A Fundação Zoo-Botânica é responsável pela administração do Zoológico, criado em 1959 pelo Jardim Botânico e também pelo Parque Ecológico da Pampulha. O Zoológico de Belo Horizonte possui 1,2 mil animais de 200 espécies, entre répteis, aves e mamíferos, representando os cinco continentes. Um dos homenageados, ontem, foi o ambientalista Hugo Eira Furquim Werneck, 55 anos, que foi presidente da FZB entre 1992 a 2000. Ele foi o responsável pela construção do primeiro borboletário público do Brasil e conseguiu trazer para o Zoo de Belo Horizonte o casal de girafa «Zola» e «Rafiqui».


 


Fonte: Jornal Hoje em Dia