Peru e Equador vão passar a fazer parte do G-20

Mais dois países da América do Sul, Peru e Equador, devem participar da reunião do G-20, que acontece no Rio de Janeiro no primeiro fim de semana de setembro. O grupo, que reúne países em desenvolvimento, criado em 2003, passará a ter 23 integra

A reunião do Rio terá também a presença do diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse esperar que a reunião do G-20 ajude a impulsionar a retomada das negociações da Rodada de Doha, atualmente paradas depois do fracasso das últimas reuniões, em Genebra.



Ele diz que isso aconteceu na primeira reunião do grupo, em 2003. “Queremos mostrar que a rodada é indispensável, especialmente para os países em desenvolvimento, e mostrar nossa unidade”, afirmou Amorim.



O Peru anunciou a intenção de voltar ao bloco – do qual participou no início – na visita do ministro de Relações Exteriores do país, José Luiz Garcia Belaúnde ao Itamaraty, na última sexta-feira. O chanceler peruano veio ao Brasil para preparar a visita do presidente do país, Alan Garcia, no início de novembro.



Possibilidade de acordo



O ministro brasileiro disse que as relações entre Brasil e Peru “já são ótimas” e devem se aprofundar ainda mais.



Amorim acha que embora os 23 países do bloco tenham interesses específicos e conflitantes em alguns pontos, os interesses comuns devem prevalecer. “Temos um interesse comum que é muito maior do que os matizes e nuances que possam haver em relação a temas específicos”, afirmou.



“A rodada não está morta. Ela pode estar em compasso de espera”, diz Amorim. Ele diz que as diferenças “nem são tão grandes” e que é possível chegar a um acordo.