México: Oposição eleva o tom e promete impedir sucessão

O Partido da Revolução Democrática (PRD) e a equipe de campanha do candidato da esquerda Andrés López Obrador advertiram que não vão permitir no dia 1º de dezembro a “imposição” na sucessão presidencial. Na noite de sexta-feira (01/9), parlamentares do PR

“Em 1º de dezembro, não vamos permitir a imposição de um presidente espúrio, resultado da manipulação do voto dos cidadãos”, disse o ex-senador Jesús Ortega, coordenador da campanha de López Obrador. “Nesse dia vamos ratificar nossa repulsa à imposição de um presidente espúrio”, disse para a imprensa local. “Espero que tenham aprendido a lição, de nada lhes serve as 'tanquetas' (tanques de maior velocidade e menor mobilidade) nem as parafernálias de 'policiaca' (romance policial)” que rodeiam o Palácio Legislativo.


 


Segundo Gerardo Fernández Noroña, porta-voz do PRD, os sete juizes que formam a Sala do Supremo Tribunal Eleitoral (Trife) “deverão avaliar todas as condições, porque não vamos permitir que haja uma tomada militar e policial do Congresso”. Em coletiva à imprensa, os dois líderes da esquerda consideram o que aconteceu ontem como uma “jornada satisfatória” da qual sentem orgulho.


 


“Foi reivindicado a dignidade e a autoridade do Congresso; os parlamentares tiverem a valentia de recuperar a dignidade do Congresso. Em nenhum país democrático do mundo um poder pode ser tomado com a força policial de outro poder”, disse Ortega. O ex-senador não concorda que a atitude assumida na sexta-feira pelo seu partido irá ter um custo político. “Não nos importa a opinião de todos, as opiniões faccionadas como as do deputado Héctor Larios”, coordenador da bancada do direitista Partido da Ação Nacional (PAN, no governo), que desqualificou os perredeístas (membros do PRD, ndr).


 


Minimizaram as ameaças da direita de pedir o cancelamento do registro do PRD, por causa das mobilizações pós-eleitorais. “É uma atitude cínica a do deputado do PAN quando seu governo e seu partido manipularam o voto” nas presidenciais de 2 de julho, destacaram.