Documentário revela como Aécio controla mídia em Minas Gerais

Um documentário de nove minutos, divulgado na Internet, traz depoimentos de profissionais de imprensa sobre perseguições e cerceamentos em Minas Gerais. Aécio Neves – Liberdade essa Palavra já teve até continuações. Sustenta que elementos do gove

A tese é baseada em testemunhos gravados de vários profissionais de emissoras, como Rede Globo, Rádio Itatiaia, Rede Minas, TV Bandeirantes e jornal O Estado de Minas. O projeto partiu de um trabalho acadêmico e se beneficiou do site You Tube, que disponibiliza gravações gratuitamente a internautas.


 


Segundo o documentário, Marco Nascimento, ex-chefe de jornalismo da rede Globo Minas teve a “cabeça cortada”, de acordo com suas palavras, por resistir às pressões de Andréia Neves, que pretendia monitorar o trabalho do profissional. Nascimento cita o “descontentamento” do governador mineiro com uma entrevista, cujas perguntas feitas não estavam “no combinado”.


 


Além disso, houve reportagem nacional sobre o consumo de crack “debaixo do nariz” de órgãos governamentais de repressão policial. Mais uma vez o jornalista sofreu admoestação de Andréa Neves. A partir daí, segundo o próprio Marco Nascimento, através de assessores, a irmã do governador tentou, repetidas vezes, interferir em seu trabalho. Até que a direção de jornalismo da Globo cedeu às pressões e o afastou.


 


O caso mais famoso, no entanto, foi o do comentarista esportivo Jorge Kajuru, demitido “no ar”, enquanto cobria a reinauguração do Mineirão, em Belo Horizonte. Kajuru denunciou o esquema de convidados do governador e a exploração dos cambistas na porta do estádio, entre outras irregularidades. Após chamar um comercial, no meio do Jornal da Band, o comentarista não voltou mais.


 


Confira Aécio Neves – Liberdade essa Palavra. O documentário está disponível em www.youtube.com/watch?v=UqEimwCupsQ&NR.


 


Fonte: CMI Brasil