Movimentos sociais realizam plebiscito para ouvir opinião da população sobre valor da conta de luz

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e entidades filiadas, juntamente com entidades organizadas do movimento social, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizam a partir de hoje, com


    O plebiscito terá início na Praça Sete, de 14h às 17h. A consulta popular será mantida ao longo da semana, em vários locais. Amanhã, por exemplo, feriado de 7 de Setembro, as urnas percorrerão o Grito dos Excluídos. A população responderá à pergunta: “Na sua avaliação, o valor da conta de luz, que você paga mensalmente, é: baixo, razoável ou alto?”.


 


    “Existe hoje uma polêmica no Estado sobre o preço da tarifa de energia elétrica, que ocupou, inclusive, boa parte do debate eleitoral. Um candidato diz que a tarifa é realmente desproporcional, sobretudo para os pobres, e coloca em seu programa de governo a possibilidade de redução e/ou isenção para famílias carentes. O outro se manifesta, transferindo a responsabilidade dos altos preços para o governo federal Queremos ouvir o terceiro lado, que é o povo, o principal interessado nessa questão”, afirma o presidente da CUT/MG, Lúcio Guterres.


 


    De acordo com o sindicalista, também a partir de hoje, na Praça Sete, terá início a construção de uma ‘corda’, na qual as pessoas poderão pendurar suas contas de luz e seus contracheques. “Temos recebido reclamações de muitas famílias que não estão conseguindo arcar com os custos de energia elétrica. Há casos em que pessoas gastam mais de 50% do salário com a conta de luz, comprometendo outros itens importantes, como alimentação, saúde e educação”, diz o presidente cutista.


 


    A corda, segundo ele, também percorrerá vários locais, para que novas contas de luz sejam anexadas. A idéia, afirma, é levar ao Palácio da Liberdade e à Cemig o descontentamento da população com os altos preços da energia elétrica no Estado.


 


Fonte: Assessoria CUT/MG