Maioria dos britânicos quer saída de Blair, diz pesquisa

Mais da metade dos britânicos deseja que o primeiro-ministro Tony Blair abandone o cargo até o fim do ano. Segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo jornal The Daily Telegraph, 58% querem a saída rápida de Blair. Só 7% dos entrevistados querem que ele f


Hoje, o favorito a suceder Blair – o atual ministro das Finanças Gordon Brown – foi alvo de críticas. O ex-secretário de Interior Charles Clarke qualificou o comportamento de Brown na crise como “absolutamente estúpido”. Brown saiu de uma tensa reunião com Blair exibindo um largo sorriso.


 


Muitos jornais britânicos fixaram as datas prováveis de saída de Blair do cargo para os dias 4 ou 31 de maio. No entanto, ele não fixou uma data exata. Blair disse, porém, que não ficará durante todo o mandato, e não há como voltar atrás.


 


Um cronograma possível seria que Blair anunciasse na conferência de 16 de fevereiro que deixaria o cargo após as eleições de maio na Escócia e no País de Gales. Então uma campanha de seis semanas envolvendo cerca de 1 milhão de membros do partido Trabalhista possibilitariam que Brown assumisse a chefia do partido – e do governo – no meio de junho.


 


Os assessores mais próximos de Brown têm sido reservados sobre os planos de Brown para os primeiros 100 dias no cargo. A única notícia que corre é que haverá surpresas.



Brown e seus assessores estariam analisando uma ampla gama de temas, do Iraque a mudanças climáticas. Mas há ceticismo – mesmo entre seus partidários – sobre o sucesso de Brown em fazer alguma mudança radical no governo.


 


Uma das mudanças prováveis é na relação entre o governo britânico e os EUA. Apesar de todos os primeiros-ministros britânicos desde 1945 manterem uma aliança com Washington, a forte proximidade de Blair com Bush é alvo de críticas. Brown pode optar por uma relação mais distante com o americano.


 


Fonte: Agência Estado