Farc negam tráfico e pedem a legalização das drogas

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc-EP) negaram neste domingo (10/9), por meio de um comunicado, que sejam narcotraficantes, como afirmam os governos norte-americano e colombiano. O documento defende também que a batalha contra o câncer do

Confira abaixo a íntegra do documento:



1- A partir da campanha militar contra os cultivos de coca empreendida pelo governo na Serra da Macarena, o sistema noticioso da cadeia de rádio Caracol tornou a afirmar, sem nenhum fundamento, que as referidas plantações são propriedade das Farc.



2- Tanto sua equipe jornalística como a opinião nacional e a comunidade internacional sabem de ciência certa da gravíssima problemática social do país que obrigou centenas de milhares de camponeses e cidadãos a refugiarem-se na economia dos cultivos ilegais para sobreviver.



3- É do conhecimento público a proposta integral que expusemos no Caguan de avançar numa área concreta um experimento a fundo de “Substituição de cultivos”, procurando horizontes certos para as famílias que não encontraram alternativa.



4- As Farc não semeiam nem têm cultivos, nem processam, nem transportam nem muito menos comercializam qualquer classe de narcóticos nem de produtos psicotrópicos.



5- Estamos convencidos de que a batalha contra o cancro do narcotráfico só será ganha definitivamente se foi concebida uma estratégia mundial que inclua a legalização desses produtos, porque isso acabaria de uma vez com os lucros fabulosos que gera.



6- Na Serra da Macarena, assim como em todo o território nacional, o que existe é uma confrontação militar permanente entre a força pública oficial e a guerrilha revolucionária das Farc, na qual a polícia e o exército utilizam como carne de canhão e como escudo a população civil. Os senhores sabem disso muito bem, ainda que normalmente o silenciem.



7- O Estado, que não pode ocultar o fracasso do Plano Patriota, pretende, mais uma vez, culpar dos seus próprios vícios os combatentes da causa popular. O parque natural de La Macarena extingue-se em conseqüência da ampliação do latifúndio pecuarista, do narcotráfico, da inexistência de uma reforma agrária favorável ao camponês e da deslocação interna.



8- Acusações sistemáticas e infundadas desvirtuam a afirmação constante dos mais destacados jornalistas da Caracol acerca da sua permanente disposição para servir à causa da solução política do conflito.



Secretariado do Estado Maior Central das Farc-EP
Montanhas da Colômbia, Setembro de 2006