Bento 16 faz mea culpa e lamenta ter ofendido muçulmanos

O papa Bento 16 está extremamente aflito pelo fato de os muçulmanos terem se sentido ofendidos por algumas de suas palavras em um recente discurso na Alemanha. A informação foi divulgada neste sábado (16/9) pelo Vaticano.

O novo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, disse que a posição do papa sobre o islã está evidentemente de acordo com a doutrina do Vaticano, que diz que a Igreja Católica “tem apreço pelos muçulmanos, que adoram o Deus único”.



“O Santo Padre lamenta profundamente que algumas passagens de seu discurso tenham parecido ofensivas para a sensibilidade dos muçulmanos e tenham sido interpretadas de uma maneira que não corresponde de modo algum a suas intenções”, afirmou Bertone em sua primeira declaração oficial desde que foi nomeado, na última sexta-feira.



“A opinião do papa em favor do diálogo inter-religioso e intercultural é absolutamente inequívoca”, acrescentou.



As palavras de Bento 16 sobre o islã e o jihad proferidas na terça-feira (12/9) na Alemanha, que estabeleceram uma relação entre religião e violência, provocaram uma onda de indignação no mundo muçulmano.



A onda de indignação despertada no mundo muçulmano cresceu neste sábado, com reações que vão desde a principal autoridade do islamismo sunita no Egito até líderes religiosos da Malásia e do Irã. Na Cisjordânia, coquetéis molotov foram lançados contra duas igrejas.