México: Obrador é proclamado como “presidente legítimo”

Uma grande assembléia da esquerda mexicana, com a participação de centenas de milhares de pessoas, proclamou neste sábado (16/9) Andrés Manuel López Obrador como “presidente legítimo” do país e desconsiderou o conservador Felipe Calderón como presidente e

A aclamação de Obrador é uma resposta à decisão do Tribunal Eleitoral do país, que não levou em consideração as evidências de fraudes ocorridas nas eleição presidencial de 2 de julho, na qual o candidato progressista foi derrotado por Calderón.



Na Assembléia, os participantes também votaram para que o dirigente do Partido da Revolução Democrática (PRD) “assuma” a presidência no dia 20 de novembro, aniversário da Revolução Mexicana de 1910.



López Obrador e seus simpatizantes não reconhecem a decisão da justiça eleitoral, que no dia 5 de setembro declarou a vitória de Calderón por uma diferença de 0,56% dos votos sobre seu oponente de esquerda.



Os manifestantes também aprovaram uma “resistência civil” com uma série de iniciativas no dia 1º de dezembro, dia da posse de Calderón. Cerca de um milhão de delegados participaram em todo o país das decisões.