Jornalistas discordam de eleitor e preferem Alckmin a Lula

A preferência dos jornalistas brasileiros na eleição presidencial contrasta fortemente com a do eleitorado em geral: nas redações, Geraldo Alckmin (PSDB) é quem ganha, com 31,7% dos votos; e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fica com 20,6%, em empate técnico

A mesma discrepância se verificou na avaliação do governo. Entre os jornalistas consultados, 39% consideraram o governo Lula ''ruim'' ou ''péssimo'', contra 21,6% de ''bom'' e ''ótimo'' e 42% de ''regular'' (uma sondagem no mesmo universo, realizada no ano passado, deu resultado ainda mais negativo para o governo: 42% de ''ruim'' e ''péssimo'' contra 22% de ''bom'' e ''ótimo'').



''Vestem a camisa do empregador''



Entre os analistas chamados a opinar pela publicação, Francisco Fonseca, professor de Ciências Políticas da FGV, apontou a dependência dos jornalistas em relação à opinião de seus patrões, donos de órgãos de imprensa. ''Em um mercado fechado e competitivo, como é o jornalismo, é natural que o funcionário vista a camisa do seu empregador e tenda a ser muito mais tucano do que petista. Isso ajuda um pouco a entender esses resultados'', comentou Fonseca.



Quanto à preferência partidária, a pesquisa apurou que a maioria absoluta dos jornalistas — 51,8% — não simpatiza com nenhum partido. Os simpatizantes do PT somaram 14,7%, seguindo-se do PSDB, com 13,3%. O PMDB obteve 4,2%, o PSOL 2,7%, o PV 2,7% e o PSB 2,0%.



A Imprensa realizou a sondagem em parceria com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e o mailing de jornalistas Max-Press. Foram entrevistados 407 jornalistas num universo de 16 mil que estão no mailing da Max-Press, entre os dias 7 e 12 de agosto. A margem de erro é de 5 pontos para mais ou para menos.



Fonte: Imprensa