Congresso dos EUA aprova muro na fronteira com México

O Senado americano autorizou na sexta-feira a construção de um muro e a ampliação da cerca já existente em partes ao longo da fronteira de Estados Unidos com o México, enviando ao chefe da Casa Branca, George W. Bush, antes das eleições de 7 de novembr

O projeto de lei elaborado pela direita americana prevê a construção de um muro de 1.125 quilômetros. Com 80 votos a favor e 19 contra, o Senado aprovou o projeto de lei, que já havia passado na Câmara dos Deputados e agora tem de ser assinado pelo presidente.


 


A oposição e organizações de direitos civis americanas denunciam que o muro não será efetivo, além de custar caro ao bolso dos americanos. Os mexicanos consideram o muro uma afronta. O ministro das Relações Exteriores do México, Luiz Ernesto Derbez, disse na sexta-feira que o México iria enviar uma nota diplomática aos Estados Unidos para reclamar da construção do muro.


 


“Nós vamos mandar uma nota que dirá respeitosamente à Casa Branca as razões pelas quais o governo mexicano pensa que esta não é a solução acertada e que poderia ser motivo de descontentamento entre os dois países”, disse.


 


“Isso é por causa (das eleições) de novembro. Isso é proteção de cargos, não é proteção de fronteiras”, disse o líder democrata no Senado, Harry Reid.


 


Os democratas acusam a maioria republicana de uso político da cerca, após destacar a imigração como um das prioridades no ano eleitoral, mas ter pouco a mostrar em termos de legislação.