Reeleita, Vanessa agora brigará por Lula no Amazonas

A deputada federal Vanessa Grazziotin garantiu sua reeleição neste domingo, com a quinta maior votação do estado de Amazonas. Com 99,77% dos votos apurados, ela obteve 95.889 votos, equivalentes a 6,9% do total.

Reeleita, a deputada comunista afirmou que nas próximas semanas o objetivo principal do Partido no estado será ampliar a expressiva votação que o presidente Lula obteve no Amazonas, a fim de garantir sua vitória diante do tucano Geraldo Alckmin. No primeiro turno, Lula conseguiu 78,03% dos votos amazonenses. “Acredito que com nosso empenho será possível chegarmos aos 90%”, afirmou Vanessa.



A respeito de sua vitória, a comunista afirmou que a concorrência este ano foi mais acirrada. “Enfrentei adversários muito competitivos, mas mesmo assim chegamos a quase 100 mil votos, uma quantidade muito expressiva”, disse.



Das oito vagas para a Câmara Federal, três ficaram com a coligação “Com a Força do Povo”, composta por PCdoB, PT, PL, PSB e Prona. Além de Vanessa, foram eleitos Praciano (PT) e Marcelo Serafim (PSB).



Estaduais, Senado e governador



O deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB), também garantiu sua reeleição para a Assembléia Legislativa, com 15.479 votos. Sua coligação obteve cinco das 24 vagas para a Casa.



Para o Senado, o ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PL), foi o vitorioso, com 47,43% dos votos. Os conservadores Pauderney Avelino (PFL) e Gilberto Mestrinho (PMDB) vieram logo em seguida, com 21,84% e 16,99% dos votos, respectivamente.



Para o governo estadual, Eduardo Braga se reelegeu com 50,57% dos votos, derrotando o pefelista Amazonino Mendes, que obteve 40,05%.


Da redação
Fernando Damasceno