Com ressalvas, Mercosul aceita acorda entre EUA e Uruguai

O Mercosul está preparado para uma flexibilização que beneficie um acordo comercial entre o Uruguai e os Estados Unidos, desde que este acordo não avance sobre setores sensíveis, como bens industriais, serviços, propriedade intelectual e compras govername

“O Mercosul ainda não está preparado para ceder nas áreas de bens industriais e serviços. Estamos preparados para flexibilizar para que um país como o Uruguai possa ter algum entendimento com um terceiro, na medida em que não impacte indevidamente sobre a construção futura do Mercosul e não outorgue a terceiros mais do que já existe no interior do Mercosul” , afirmou o secretário.



Chiaradia manteve na quarta-feira uma reunião com o encarregado para a América Latina da Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR), Everett Eissenstat, que passou antes por Montevidéu para acertar os próximos passos de um acordo entre o Uruguai e os Estados Unidos. O governo uruguaio anunciou esta semana a assinatura de um acordo-marco de comércio e investimentos (Tifa, na sigla em inglês), depois de ter rejeitado a possibilidade de um Tratado de Livre Comércio (TLC), rechaçado por Brasil e Argentina.



Sobre o acordo-marco, Chiaradia disse que, por definição, qualquer negociação desse tipo é compatível com o Mercosul, porque é apenas uma manifestação de vontade. “Falta saber o que haverá dentro do marco, se dentro dele há compromissos explícitos de avançar em direção a um TLC, que avance sobre os setores de serviços, investimentos, propriedade intelectual e compras governamentais e outros setores nos quais o Mercosul não está completo”, completou.