Vale do Rio Doce inaugura maior mina de ferro do mundo

Privatizada durante o governo FHC por R$ 3,4 bilhões em 1997, a Vale do Rio Doce inaugurou nesta quinta-feira (5/10) a mina de Brucutu, considerada a maior mina de ferro do mundo, com capacidade de produção garantida para os próximos 30 anos.

A mina levou um ano e três meses para ser concluída. Com reservas de 737 milhões de toneladas, Brucutu é a maior mina do complexo de Minas Centrais da Vale, que conta ainda com as minas de Congo-Soco, Água Limpa e Andrade.



O gerente do projeto da mina de Brucutu, João Rabelo, informou que a vida útil da mina estimada em 30 anos ainda poderá ser ampliada ao longo do tempo. ''A reserva conhecida é para 30 anos de operação, mas ainda está em pesquisa e em cinco anos deveremos acrescentar mais reserva à mina'', informou em entrevista coletiva.



Reestatização
Alguns dados estimam que o irrisório valor pago na privatização da empresa equivale a um terço do lucro gerado pela mesma anualmente.



Em virtude de tamanha disparidade, está em vigor há alguns meses uma campanha pela reestatização da Vale do Rio Doce. Entidades da sociedade civil e movimentos sociais que participam da campanha estão realizando uma divulgação sobre isso pelo Brasil. Nos mesmos moldes do Plebiscito sobre a Alca e sobre a dívida externa, está previsto um plebiscito popular sobre o assunto para o segundo semestre do ano que vem.