EUA tentam forçar Coréia a não vender armas à Venezuela

Os Estados Unidos pediram à Coréia do Sul que proíba suas empresas de armamento de venderem material bélico à Venezuela, indicaram fontes do setor citadas neste domingo (08/10) pela agência sul-coreana Yonhap.

Segundo fontes do Governo de Seul e das empresas sul-coreanas consultadas pela Yonhap, os Estados Unidos fizeram recentemente esse requerimento através de canais diplomáticos. O Ministério da Defesa da Coréia do Sul e as empresas sul-coreanas manifestaram seu receio perante oe pedido, porque seu cumprimento pode alterar os planos de exportação ao país latino-americano.


 


De acordo com a Yonhap, as empresas sul-coreanas estavam negociando com a Venezuela a venda de equipamentos de telecomunicação, morteiros, aviões, lanchas motoras e outros materiais militares. A Coréia do Sul deve determinar sua postura após esclarecer se a reivindicação de Washington se limita às armas que contêm componentes americanos, agregaram as fontes.


 


Em maio passado, os Estados Unidos impuseram à Venezuela um embargo de armas, após acusar o governo do presidente Hugo Chávez de não cooperar na luta contra o terrorismo. A denúncia foi mais uma forma de macular a imagem de Chávez, um dos maiores líderes antiimperialistas da atualidade.