Pressão dos EUA tira torneio de basquete de Caracas

A Fiba (entidade que comanda o basquete no mundo) anunciou nesta terça-feira (10/10) que a Venezuela não será mais a sede do Pré-Olímpico masculino, torneio que definirá as duas últimas vagas do continente americano para os Jogos de Pequim, em 2008.

A alegação da Fiba é a de que a Venezuela atrasou o pagamento de uma taxa para sediar o torneio. Os venezuelanos admitem o atraso, mas afirmam que quitaram a dívida de US$ 1,5 milhão e estão aptos a receber a competição.



A seleção dos Estados Unidos imaginava que conquistaria uma vaga para as Olimpíadas no Mundial de basquete deste ano, disputado no Japão, em setembro. Com o mau resultado (um terceiro lugar, atrás de Espanha e Grécia), os norte-americanos passaram a ter dois temores: ficar de fora das Olimpíadas e disputar um torneio no país governado por Hugo Chávez.



O governo venezuelano garantiu que os atletas não sofreriam qualquer tipo de pressão em virtude das divergências com os Estados Unidos. No entanto, desde setembro os norte-americanos passaram a trabalhar nos bastidores para que a sede do Pré-Olímpico fosse alterada.



O atraso no pagamento foi o motivo encontrado para que Caracas fosse vetada. Agora, Las Vegas, nos Estados Unidos, e San Juan, em Porto Rico, são as favoritas para sediar o torneio. A Venezuela ainda não desistiu da disputa, cujo resultado será divulgado na próxima segunda-feira.


Da redação,
Fernando Damasceno