Começam os trabalhos para regulamentar a Timemania

As discussões sobre a regulamentação da Timemania começaram nesta semana, em Brasília. O primeiro encontro do Grupo de Trabalho instituído pelo ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., com o objetivo de apresentar sugestões e subsídios para a regulament

Os itens mais debatidos na reunião foram os critérios de escolha dos 80 clubes que terão direito a aderirem à Timemania e como será o rateio percentual entre os times participantes. Os dirigentes demonstraram preocupação com a arrecadação da loteria já que depois de aderirem ao jogo terão de cumprir os pagamentos com o governo, mesmo que o valor arrecadado seja inferior ao valor de cada parcela da dívida negociada. Neste caso, as agremiações teriam de completar o valor.


 



Com relação a esse ponto, o grupo foi tranqüilizado pelo gerente de Produtos da Caixa Econômica Federal, Raimundo Wilson, que fez uma ampla explanação sobre o funcionamento da nova loteria e sua viabilidade mercadológica. Ele garantiu, com base em estudos comparativos e pesquisas, que a nova loteria tem todos os ingredientes para obter o sucesso de uma Mega Sena. “A Timemania ainda tem um componente a mais, que é a paixão do apostador pelo seu time do coração”, afirmou. A proposta apresentada pelo representante da Caixa de que cada unidade da federação seja representada por pelo menos um time de futebol foi bem recebida pelos membros do grupo. O objetivo da proposta é garantir mercado para a nova loteria em todos os estados.


 



O ministro Orlando Silva Jr. frisou, durante o encontro, que o setor esportivo será ouvido e todas as propostas serão avaliadas. Ele disse, ainda, que a participação dos representantes do futebol foi imprescindível em todas as fases, da elaboração à aprovação da Timemania, e que o setor não pode ser esquecido. “O diálogo está aberto a todas as sugestões”, afirmou. O grupo tem novo encontro marcado para o próximo dia 24, quando tentará concluir as propostas para a regulamentação da lei.


 


Grupos


 


Participaram deste primeiro encontro do grupo de apoio, Ataíde Gil Guerreiro e Dagoberto Fernando dos Santos, ambos do Grupo dos 13; Paulo Rogério Amoretty Souza, do Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional; Paulo Roberto de Freitas, presidente do Botafogo; Carlos Eugênio Lopes e Virgílio Elísio da Costa Neto, representantes da CBF e os membros do Ministério do Esporte Francisco Xavier da Silva Guimarães e Marco Aurélio Klein.


 


Dois grupos de trabalho foram instituídos pelo Ministério do Esporte. O segundo é constituído por membros da Caixa Econômica e Superintendência Nacional de Fundo de Garantia (SEFUG) e dos ministérios da Fazenda, Previdência Social e Esporte. Este grupo elaborará a proposta de regulamentação da Lei e tem a primeira reunião marcada para a próxima terça-feira (17/10).


 


 
Fonte: Ministério do Esporte