Referendo aprova ampliação do Canal do Panamá

O presidente do Tribunal Eleitoral do Panamá, Eduardo Valdés, proclamou a vitória do “Sim” no referendo deste domingo (22) sobre a ampliação do canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. A reforma obteve quase quatro quintos dos votos válidos, mas a

A proclamação foi feita quando 64,4% das urnas estavam apuradas.  O “Sim” correspondia a 78,67% dos votos válidos apurados, contra 21,33% para o “Não”. A tendência era irreversível, segundo um funcionário panamenho. Ele esclareceu, porém, que o resultado ainda é extra-oficial. O resultado oficial será anunciado na terça-feira (24) pela Junta Nacional de Apuração, conforme adiantou seu presidente, Ernesto Bloyd.



Como nas presidenciais dos EUA



Numa primeira reação, o líder da União Patriótica, José Raúl Mulino, pediu que se encarasse a vitória com modéstia. “Agora é preciso fiscalizar com efetividade o projeto de ampliação da via aquática”, afirmou. A ampliação, para permitir a passagem de navios de grande tonelagem pelo canal, está orçada em US$ 5,25 bilhões.



O dirigente do Câmbio Democrático, Ricardeo Martinelli, minimizou o peso das abstenções, comentando que elas foram semelhantes às das eleições presidenciais norte-americanas, em novembro passado.



Não aconteceram episódios de violência e o referendo transcorreu em calma, mas foram denunciadas diversas irregularidades e falhas. Segundo o ex-presidente Guillermo Endara, organizações favoráveis ao “Sim” prometeram dar emprego a quem apoiasse o projeto. No setor Oeste da província de Panamá, cidadãos se queixaram da não-realização da consulta em pelo menoks três colégios.



As denúncias mais fortes partiram da Frenadeso (Prente Nacional de Defesa dos Direitos Econômicos e Sociais). Afirmam que os partidários da ampliação assaltaram locais de votação, em cumplicidade com membros do Tribunbal Eleitoral e da Fiscalização. Outra irregularidade citada pela Frenadeso foi a ocorrência de boca-de-urna em favor do “Sim”, o transporte de eleitores em veículos chapa branca e a  entrega de dinheiro.



Clique aqui para saber mais sobre o Canal do Panamá e o referendo sobre sua ampliação.