Penúria pode fechar um dos maiores clubes da Hungria e Europa

O Ferencvaros de Budapeste, um dos mais famosos clubes multidesportivos da Europa, está prestes a declarar falência, informou hoje (7/11) a mídia húngara.

''O clube, o mais vitorioso das equipes da Hungria e um dos maiores da Europa em vários esportes olímpicos, tem dívidas superiores a 4 milhões de dólares e, se não encontrar um investidor, poderá desaparecer'', afirma o diário húngaro Magyar Hirlap.


 


O presidente do Ferencvaros, Zsolt Damósy, assegurou que foi ''incapaz'' de encontrar um salvador para o clube, depois de seguidas negativas por parte de investidores.


 


''Até agora todos os empresários se recusaram a apoiar o Ferencvaros. A situação é dramática e se não encontrarmos um investidor adequado, em 3 ou 4 semanas o Ferencvaros poderá desaparecer do futebol húngaro'', disse Damosy.


 


O futebol do Ferencvaros foi impedido este ano de jogar na divisão mais importante do esporte no país por causa de problemas financeiros, que já haviam causado problemas no atraso do pagamento de seus jogadores.


 


A Federação Húngara de Futebol também impediu o clube de competir em torneios internacionais no próximo ano, como castigo por este ter apelado da decisão que o relegou à segunda divisão, o que só aumentou ainda mais seus problemas financeiros.


 


Fundado em 1899, desde 1901, o Ferencvaros jogou sempre na divisão mais importante de seu país e foi 28 vezes campeão nacional, mas nos últimos tempos seus problemas só aumentaram, um mal que também afeta todo o futebol húngaro, desde os tempos da transição para o capitalismo.


 


Os húngaros se referem a si próprios como os uruguaios da Europa, em termos futebolísticos, pois os seus bons tempos já ficaram para trás.


 


Outrora protagonista de finais de copas do mundo, como em 1938, quando foi derrotada na final pela Itália por 4 a 2, e 1954, quando foi derrotada pela Alemanha por 3 a 2, sua seleção encantou o mundo com um futebol brilhante e de grandes jogadores. Motivo pelos quais é até hoje lembrada como uma das seleções mais brilhantes da história das copas do mundo.