Juventude Socialista do Piauí participa de Curso de Formação Política
Wanessa Jansen, 19 anos, estudante de fisioterapia da Faculdade Santo Agostinho em Teresina, filiou-se em janeiro a UJS, mas só agora depois das eleições resolveu militar efetivamente no movimento. Wanessa é uma das milhares de jovens que acreditam na con
Publicado 11/11/2006 16:38 | Editado 04/03/2020 17:02
O curso instrui jovens que ingressaram recentemente na UJS. São estudantes secundaristas, universitários de faculdades públicas e particulares, que buscam conhecer um pouco mais sobre a política, socialismo e movimentos sociais.
“Estou conhecendo princípios do socialismo e sei que pra gente mudar a sociedade é preciso se organizar, não adianta ficar lutando sozinha, por isso me engajei na UJS pra lutar”. Com estas palavras Wanessa resumi um pouco do sentimento destes jovens que alimentam o coração de esperança e garra na construção de uma nova sociedade.
Durante a manhã o presidente do PCdoB/ Piauí, Mário Ângelo conversou com os estudantes sobre conjuntura política. “Além de fazermos análise da conjuntura atual, fizemos uma abordagem de como se faz essa análise de conjuntura, apresentamos a estes jovens como ter um olhar critico sobre a realidade”, explica Mário.
Entre os temas trabalhados por Mário Ângelo estão as eleições na América Latina, nos Estados Unidos e no Brasil. “Tentamos desmistificar a questão sobre o número de partidos nos Estados Unidos, pois sabemos que no processo eleitoral só aparecem dois partidos, mas na prática são mais de 80 partidos”, conta.
A realização do curso é conseqüência do expressivo ingresso de novos filiados a UJS neste ano de 2006. Ao analisar o contexto da UJS no Piauí, o presidente da entidade, Eduardo Alemão diz que o cenário é muito bom e que seu objetivo é formar politicamente esses jovens. “A nossa atuação prática é importante, nas eleições fomos pra rua com bandeiras e passeatas, mas é importante que a gente conheça os princípios políticos, que os novos militantes possam conhecer sobre a UJS e nossas lutas”.
Segundo Eduardo, do período da campanha eleitoral até o mês de novembro, cerca de 100 novos jovens se filiaram a UJS.
No intervalo do almoço os participantes do curso assistiram ao filme ‘Diário de motocicleta’, que conta sobre a vida do revolucionário Che Guevara. Durante a tarde o ex-presidente da UJS, Éwerton e o membro da direção da Associação de Moradores do Bairro Mocambinho, Teleno falam aos participantes do curso sobre socialismo, capitalismo e o papel da UJS nos movimentos sociais.
De Teresina,
Daiane Rufino.