Crise hospitalar

A crise nos hospitais continua sendo assunto de destaque no Tocantins. Na política, o senador Quintanilha disse não ter a intenção de sair do PCdoB e o MD, resultado da fusão do PPS, PHS e PMN – e que tem o vice-governador eleito em suas fileiras – com

Jornal do Tocantins


Assédio O senador Leomar Quintanilha (PCdoB) recebe convites do PMDB, PDT, PT e PP para que faça uma prática que ele conhece desde que assumiu o mandato: trocar de partido! Leomar foi eleito pelo PFL, passou pelo PMDB e hoje é presidente regional dos comunistas. Mas em entrevista ao Bom Dia Tocantins, ontem, o senador Quintanilha garantiu com todas as letras, “Não vou sair do PC do B, não é esta minha intenção”.


 


Rumo ao Tocantins O embaixador da Índia no Brasil, Hardeep Singh Puri, vem ao Tocantins no próximo mês para se encontrar com o governador Marcelo Miranda (PMDB) e o prefeito de Palmas Raul Filho (PT). O motivo específico da visita ao Tocantins não foi divulgado ainda, apenas que o embaixador quer visitar todos os Estados do Brasil. O Brasil é o maior exportador de cana-de-açúcar e soja em grãos da Índia. A soja é o carro-chefe da economia tocantinense.


 


 


João Ribeiro será um dos relatores do Orçamento Pelo quarto ano consecutivo, foi indicado relator setorial da Comissão Mista do Orçamento. Esse ano, ele será responsável pela área temática Poderes de Estado e Representação, que vai destinar recursos na ordem de R$ 38,067 bilhões aos poderes Legislativo e Judiciário, ao Ministério Público da União, à Presidência da República e ao Ministério das Relações Exteriores. Relatores: Poderes do Estado e Representação – senador João Ribeiro (PL-TO); Justiça e Defesa – deputado Jaime Martins (PL- MG); Fazenda e Desenvolvimento – deputado Alex Canziani (PTB-PR); Agricultura e Desenvolvimento – senador Jonas Pinheiro (PFL-MT); Infra-Estrutura – deputado Pedro Novais (PMDB-MA); Educação, Cultura e Esporte – deputado Paulo Rubem Santiago (PT-PE); Saúde – deputado Julio Semeghini (PSDB-SP); Trabalho, Previdência e Assistência Social – senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO); Integração Nacional e Meio Ambiente – deputado Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG); Planejamento e Desenvolvimento Urbano – deputado Eduardo Sciarra (PFL-PR)


 


MD tocantinense As siglas PPS, PHS e PMN deixaram de existir desde o último domingo para darem lugar à Mobilização Democrática (MD), legenda que no Tocantins nasce com três deputados estaduais em exercício, oito prefeitos, cerca de 70 vereadores e mais de quatro mil filiados. O maior colaborador para este índice é o antigo PPS, que ainda leva aos quadros do MD um deputado estadual reeleito, Eduardo do Dertins, e o vice-governador do Estado eleito, Paulo Sidnei. Até o próximo dia 27 o MD tocantinense deve definir quem será o presidente da Comissão Provisória do partido no Estado.


 


Crise nos hospitais Os hospitais Geral de Palmas (HGP), Dona Regina e de Referência de Araguaína (HRA) e Gurupi (HRG) continuam restringindo os atendimentos devido à falta de remédios e de materiais. Só o HGP reduziu em 60% a sua capacidade e o HRA permanece sem usar quatro leitos da UTI. Em Guaraí, também já faltam medicamentos básicos. A Secretaria Estadual de Saúde informou que já encaminhou remessas de remédios, mas os produtos ainda são insuficientes para regularizar a situação. No Padre Luso, a Prefeitura de Palmas garantiu apenas o retorno dos pediatras.


 


Prefeito de Formoso acusado de improbidade O Ministério Público Estadual entrou com duas ações contra Pedro Rezende (PTB), de Formoso do Araguaia, acusado de contratar irregularmente os serviços de coleta de lixo e a locação de veículo. Os prejuízos aos cofres públicos atingiriam quase meio milhão de reais.


 


Advogado ameaça despejar famílias Aguardando há mais de 20 dias a desapropriação da área do Kartódromo de Palmas, o advogado Éder Barbosa agora quer cancelamento dos títulos para despejar famílias da área.


 


Krahô-Kanela querem desapropriação de terras A minuta dos decretos de desapropriação das terras da Mata Alagada, no município de Lagoa da Confusão, pode ser encaminhada ainda hoje para análise do Ministério da Justiça. Segundonota da Coordenação-Geral de Assuntos Externos (CGAE) da Fundação Nacional do Índio (Funai), depois da aprovação do Ministério da Justiça os documentos devem seguir para a Presidência da República,onde será feito e publicado o decreto para a desapropriação da área.


clebertoledo.com.br


 


Marzola deve ser conduzido à presidência do Sebrae O suplente de deputado federal eleito Júnior Marzola (PFL) deverá ficar com o comando da entidade. Atualmente, o cargo de presidente vem sendo transferido por meio de um rodízio entre as três federações participantes do conselho da entidade –Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Federação das Associações Comercias e Industrias do Estado do Tocantins (Faciet) e Federação da Agricultura do Estado do Tocantins (Faet). Hoje, o presidente é Pedro Ferreira, da Faciet. Pelo rodízio, a Faet é a próxima a ocupar o posto. Marzola é o atual presidente.



 


Raul contra reeleição O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), se posicionou contra a reeleição em cargos executivo. Ele disse que não está pensando em pleitear um novo mandato e, ainda, criticou a prerrogativa legal que permite os chefes de Executivo concorrer a um segundo mandato consecutivo. Na entrevista, concedida ao jornal Tribuna do Planalto, o prefeito também falou de possíveis mudanças na administração, em recuperação da sua imagem pública, bem como do PT.