Sindicato dos Metalúrgicos de Betim Comemora 30 anos

“Esta solenidade tem o objetivo de demarcar a luta dos operários e das operárias de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas nestes 30 anos, uma história que ninguém apaga”, afirmou o presidente do Sindicato, Marcelino da

Em sessão solene realizada na última quinta-feira (7), no Clube Atlético Rodoviário, em Betim, o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas comemoraram 30 anos de existência, com o lançamento de uma revista e de um vídeo-documentário, além de uma exposição fotográfica que lembrou alguns dos principais momentos vividos pela categoria nas três últimas décadas. Na mesma noite, foram homenageadas 20 pessoas que contribuíram com a organização e a luta dos metalúrgicos da região.


 


“Esta solenidade tem o objetivo de demarcar a luta dos operários e das operárias de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas nestes 30 anos, uma história que ninguém apaga”, afirmou o presidente do Sindicato, Marcelino da Rocha.


 


Uma das homenageadas da noite, a deputada federal Maria do Carmo Lara lembrou que “a história dos metalúrgicos de Betim é parte importante das conquistas mais recentes do movimento sindical no país”. E destacou o fato de o Sindicato não estar presente “apenas nas portarias das fábricas, mas na luta por justiça e igualdade de direitos”.


 


Outro homenageado, o ex-presidente da entidade Edmundo Costa Vieira destacou a preocupação da entidade em “trabalhar pela conscientização do trabalhador em relação ao seu papel na sociedade, que ultrapassa a luta por melhores salários e condições de trabalho adequadas”.


 


O presidente estadual do PT, Nilmário Miranda, que trabalhou como jornalista na entidade no começo da década de 1980 e também foi homenageado, salientou que “a trajetória construída pelos dirigentes sindicais e trabalhadores anônimos de Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas, ao lado de outras importantes lutas travadas no país nas últimas décadas, é o que nos possibilita ter atualmente na Presidência da República um operário metalúrgico”.


 


Para a deputada federal eleita Jô Moraes, a comemoração “encerra um momento importante da história dos trabalhadores”. “São 30 anos de resistência, em que, com todas as dificuldades, os homens e mulheres que compuseram e os que ainda compõem a direção deste Sindicato apostaram e continuam apostando numa sociedade de iguais. O significado histórico disso é muito importante”, disse.


 


Comemoração festiva


 


A comemoração festiva dos 30 anos do Sindicato foi realizada no domingo (10), no Clube dos Metalúrgicos, e contou com a presença de aproximadamente três mil metalúrgicos e convidados. A festa foi aberta com um culto ecumênico. Em seguida, foi realizado um ato político, seguido da chegada de Papai Noel e da abertura de uma “rua de lazer”.


 


A banda “Super Som C&A” animou a festa, que foi encerrada com um sorteio de diversos prêmios para os sócios da entidade.


 De Betim


Alexandre Magalhaes