PCdoB lembra os 30 anos da “Chacina da Lapa”

A “Chacina da Lapa”, perpetrada por órgãos de repressão da ditadura militar com o objetivo de aniquilar a direção do Partido Comunista do Brasil – PCdoB, ocorreu em 16 de dezembro de 1976, e é um episódio trágico, covarde e simboliza que a democracia r

Simboliza também a presença perene dos comunistas na jornada de amplos setores progressistas que, ao longo da história, lutam para que efetivamente tenhamos uma República democrática. Agora, na passagem dos trinta anos da Chacina da Lapa, ao celebrar a gloriosa luta pela democracia e a memória dos que por ela tombaram, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo destaca “que as novas gerações saibam a dimensão da luta pela liberdade”.


 


 


Apesar de sua importância para a história brasileira, este acontecimento é ainda pouco conhecido. As forças da repressão invadiram uma casa modesta – localizada na Rua Pio XI, nº 767 no bairro da Lapa em São Paulo – e assassinaram friamente dois dos mais importantes dirigentes comunistas brasileiros: Pedro Pomar e Ângelo Arroyo. Poucas horas antes outro dirigente, João Batista Drummond, havia sido morto durante uma sessão de tortura no DOI-CODI paulista.


 


 


O PCdoB realizou em São Paulo, em 11 de dezembro, um grande Ato em homenagem aos dirigentes comunistas Pedro Pomar, Ângelo Arroyo e João Batista Drummond, mortos há 30 anos na Chacina da Lapa. O Ato foi realizado no auditório da Assembléia Legislativa de São Paulo.