Itamaraty e CNPq incentivam entrada de negros na diplomacia

Aumentar o número de afrodescendentes na carreira diplomática é o objetivo de um programa de bolsas desenvolvido pelo Instituto Rio Branco e o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa Ação Afirmativa Bolsa Prêmio de Vocação para a Diplomacia utiliza um processo seletivo para oferecer bolsas de R$ 2,5 mil por mês a afrodescendentes. De acordo com o secretário do Instituto Rio Branco, Geraldo Tupynambá, os candidatos selecionados recebem o incentivo por um período de dez meses para custear aulas particulares e cursos preparatórios ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata.


 


“O Brasil tem que representar bem e refletir a sua sociedade lá fora. E nós percebemos que a proporção da participação negra na diplomacia ainda é inferior. Então, é importante incentivar os afrodescendentes a participar do concurso e ingressar na carreira diplomática, para que possamos representar melhor o Brasil perante as outras nações”, disse Tupynambá. 


 


Ainda de acordo com o secretário, os bolsistas precisam apresentar recibos e documentos que comprovem a destinação do dinheiro. Segundo o secretário, o controle desses recursos e o monitoramento da prestação de contas são feitos pelo CNPq.


 


O programa de seleção, que teve início em 2002, é dividido em duas etapas: a primeira é constituída por uma prova objetiva de conhecimentos gerais e de redação. E a segunda por análise de documentação e entrevista. Além disso, o candidato precisa ter concluído o nível superior ou estar em fase de conclusão no período da inscrição.


 



Desde o início do programa, sete bolsistas já foram aprovados no concurso. A próxima seleção está programada para maio de 2007.


 



Itamaraty abre 105 vagas para terceiro secretário


 



Esta semana, o Ministério de Relações Exteriores também informou que está oferecendo 105 vagas para o cargo de terceiro secretário, na carreira de diplomata, com direito a matrícula no Curso de Formação do Instituto Rio Branco, que forma a categoria. As inscrições estarão abertas até 22 de janeiro próximo.


 


O concurso vai ser realizado em três fases. A primeira é de caráter eliminatório, com teste de pré-seleção que contém questões objetivas de português, história do Brasil, história mundial, política internacional e inglês. Na segunda fase, a prova é de português, eliminatória e classificatória. Na terceira fase vão ser realizadas provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, inglês, noções de direito e direito internacional público; noções de economia e noções de espanhol ou francês.


 


O candidato vai poder optar por um dos idiomas e será exigida nota mínima de 390 pontos, na soma obtida nas sete provas da terceira fase, que equivale a 60% do total de 650 pontos. Seis provas têm valor de 100 pontos e os idiomas opcionais o valor de 50 pontos.


 


O concurso do MRE  será realizado em 18 capitais: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória. O edital está disponível nos endereços eletrônicos http://www.irbr.mre.gov.br e http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2007.


 


Fonte: Agência Brasil