Abbas reafirma intenção de antecipar eleições na Palestina

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas afirmou, nesta segunda-feira (18/12), após se reunir com o premiê britânico, Tony Blair, que manterá seus planos para convocação de “eleições antecipadas” apesar da nova onda de violênc

A proposta de Abbas, do partido Fatá, foi rejeitada pelo partido Hamas, organização que governo a ANP desde as eleições de janeiro.


 


Blair, que se reuniu com Abbas em Ramallah na manhã desta segunda-feira, pediu que a comunidade internacional “apóie” a decisão do presidente palestino.


 


“Se a comunidade internacional é realmente séria sobre apoiar as pessoas que compartilham a visão de uma solução com dois Estados, que são moderados, que estão preparados para cumprir suas responsabilidades, então agora é a hora para a comunidade internacional responder. Acredito que isso é crítico e urgente nas próximas semanas”, alegou Blair.


 


Durante a entrevista concedida após o encontro entre os dois, Abbas disse que a situação nos territórios palestinos é “grave” após uma semana de confrontos internos entre militantes do Fatá e do Hamas.


 


O governo britânico não se pronunciou a respeito da agressão israelense contra Gaza, em agosto, desferido pelo Estado de Israel para “recuperar” o soldado Gilad Shalit, aprisionado por militantes palestinos em julho de 2006.


 


O presidente palestino pediu que a comunidade internacional intensifique seus esforços para encontrar uma solução permanente para o conflito árabe-israelense, acrescentando que está preparado para se reunir com o premiê israelense, Ehud Olmert, para discutir a questão.


 


Blair ainda deve se reunir com Olmert nesta segunda-feira, mas não tem nenhum encontro previsto com Ismail Haniya ou outras lideranças do Hamas. O premiê britânico chegou a Israel na noite de domingo vindo do Iraque, onde visitou as tropas britânicas no país.


 



Ele já havia visitado ainda a Turquia e o Egito desde a sexta-feira. No Egito, Blair disse que o Oriente Médio enfrenta um “momento crítico de decisão” e que a resolução do conflito entre israelenses e palestinos é crucial para a estabilidade da região.


 


O clima de tensão permanecia em alta na Faixa de Gaza nesta segunda-feira, apesar do anúncio de um cessar-fogo entre o Fatá e o Hamas no domingo. Tiroteios ainda foram ouvidos durante a madrugada, e pela manhã ocorreu um confronto perto do escritório da Presidência palestina na Cidade de Gaza. A convocação de eleições antecipadas para resolver as tensões, no sábado, foi classificada como “um golpe” pelo Hamas, gerando novos conflitos com o Fatá.


 


O Hamas obteve uma forte vitória nas eleições parlamentares palestinas em janeiro, mas enfrenta um boicote internacional desde então por causa de sua recusa em renunciar à violência e reconhecer a existência de Israel.


 


O atual governo foi eleito para um mandato até 2010, mas os Estados Unidos e o Reino Unido apoiaram a convocação de Abbas por novas eleições. A medida foi tomada pelo jornal conservador italiano Corriere della Sera como “paradoxal” e “anti-democrática”, que lembrou que o Hamas foi eleito democraticamente, nos moldes tradicionais de uma eleição em países democráticos.


 


O jornal aponta como um “paradoxo” a atitude de governos do Ocidente de apoio à convocação de eleições antecipadas para a Autoridade Palestina.


 


O editorial do Corriere afirma que o uso de “meios anti-democráticos para se salvar o que resta de democracia” é um paradoxo, que vem se repetindo com uma “freqüência constrangedora”, acusa o jornal, apontando exemplos como os acontecimentos de 1991 na Argélia, “quando um golpe interrompeu um processo eleitoral em que estavam triunfando os islâmicos anti-democráticos do FIS”, afirmou.