Comunistas cipriotas elegem prefeita de capital

No último domingo (17/12) foram realizadas no Chipre eleições locais e regionais, cujo propósito foi eleger prefeitos, vereadores e conselheiros escolares para as áreas que estão sob controle da República do Chipre, assim como para os municípios das áreas

Os candidatos da coalizão formada pelo AKEL (Partido Progressista do Povo Trabalhador, comunista), pelo DIKO (Partido Democrático) e pelo EDEK (Partido Socialista) foram vitoriosos em 5 das 6 maiores cidades do país: Nicósia, Limassol, Larnaca, Paphos e Kerynia.


 


Nicósia, a última capital dividida da Europa, viu pela primeira vez na história a vitória de uma mulher para o cargo de prefeito. Em meio a uma feroz disputa pelo cargo, Eleni Mavrou — membro do Comitê Central do AKEL — foi eleita com 34.93% dos votos, enquanto os outros 3 candidatos oscilaram entre 32,7%, 27,3% e 5,58%.


 


A cidade de Limassol, a segunda maior do país, elegeu Andreas Christou — membro do Birô Político e do Comitê Central do AKEL — para o cargo de prefeito com 55,14% dos votos. Um terceiro membro do Comitê Central, Andreas Moeseous, candidato também a prefeito, teve sua vitória confirmada por 55,37% dos eleitores de Larnaca.


 


Em numerosos municípios as eleições foram um sucesso para a Coalizão, enquanto alguns outros foram perdidos por pouquíssimos votos.


 


O partido prometeu para breve realizar uma avaliação completa dos resultados eleitorais, assim como da força de cada partido da coalizão em diferentes municípios.