Wilma toma posse falando sobre o 1º mandato, adversários e futuro

Um discurso de 45 minutos. É o que o público presente na cerimônia de posse, na noite desta segunda-feira (01/01), no Teatro Alberto Maranhão, viu e escutou da governadora Wilma de Faria, que gaguejou e chorou ao falar dos momentos da campanha, dos quatro

Antes de começar a cerimônia, marcada para 18h00, populares já se aglomeravam na porta do TAM. No saguão do teatro, um quarteto de cordas e bailarinas do corpo de baile do Alberto Maranhão recepcionavam os convidados.


Às 18h00, uma queima de fogos anunciava a entrada da governadora na TAM para o início da cerimônia. Wilma de Faria foi abraçada por populares e disse à imprensa presente que o objetivo do segundo mandato “é fazer o Rio Grande do Norte crescer mais”.


A cerimônia da posse, presidida pelo deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa Robson Farias, começou com 30 minutos de atraso em relação ao horário marcado, mas durou menos que as duas horas prevista pelo cerimonial.


O palco do TAM, que costuma abrigar espetáculos e shows, estava com as cortinas abertas para os 24 deputados estaduais eleitos, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza e a governadora Wilma de Faria. Além dos eleitos, o palco também teve a presença do senador Fernando Bezerra, do prefeito de Natal, Carlos Eduardo, do ex-governador e ex-senador Geraldo Melo, entre outros nomes importantes da política do estado.


A governadora e o vice leram o compromisso de honra, e, logo depois, assinaram o livro com os termos da posse. E às 19h00, o deputado Robson Faria declarou empossado para mandato de quatro anos Wilma de Faria e Iberê de Souza. A noite da posse terminou com a execução do Rio Grande do Norte no TAM e com o desfile de Wilma de Faria em carro aberto do corpo de bombeiros, que levou a governadora para a festa montada em frente ao Palácio da Cultura, no Centro de Natal.


Análise e promessas


Wilma de Faria, como de costume, começou seu discurso fazendo referência à mulher. “Sou uma mulher, e por isso dirijo às mulheres a minha primeira palavra, porque elas sabem compreender muito mais intensamente a emoção do meu sentimento nesta hora. É longa a nossa caminhada. Reúno em mim, como reúnem todas as mulheres, a síntese de uma história que vem desde os nossos ancestrais, numa luta contra a discriminação que já dura séculos”.


Agradecimentos, lembranças da vida política, referência aos adversários, destaque para as obras realizadas no primeiro mandato e promessas para os próximos quatro anos de governo foram os principais temas levados para a cerimônia da posse. “São coisas que foram ditas durante a campanha e que reafirmo agora como governadora”, destacou.


O choro e gaguejo tiveram presente no momento em que a governadora agradeceu ao apoio da família e principalmente da mãe que estava sentada na frisa da parte superior do TAM. Já aos adversários, Wilma de Faria ao falar da Ponte de Todos Newton Navarro enfatizou: “Como tenho pena dos que, pobres de espírito, não a enxergam”. Entre as várias promessas de construção, as principais obras tidas como meta para a governadora são o Pólo Gás Químico e o aeroporto de São Gonçalo do Amarante.


Já às 20h10, Wilma terminou o discurso dizendo “Governar, para mim, é um gesto de amor à nossa terra. Viva o Rio Grande do Norte de todos!”.


Discurso de Robson Faria


Em referência aos escândalos de corrupção que marcaram o ano de 2006, o deputado Robson Faria garantiu que “os 24 deputados agiram com autoridade maior para representar o estado, o povo. Esta casa foi uma exceção de uma regra nacional”. O deputado concluiu o discurso dizendo: “Somos agora só um corpo, só um espírito, que agora se chama Rio Grande do Norte”.



Diário de Natal