Governo do Rio Grande do Norte fortalece a Agricultura Familiar

Na próxima quarta-feira (17), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, discute a implantação e o gerenciamento de um projeto produtivo de caprinocultura, hortas comunitárias, avicultura

“Esse projeto expressa o compromisso da Governadora Wilma de Faria com o Desenvolvimento Rural Sustentável e o fortalecimento da Agricultura Familiar, colocando o conceito de Reforma Agrária dentro de uma agenda mais ampla de reformas vinculadas ao integral cumprimento dos Direitos Humanos e suas características de universalidade e indivisibilidade”, destacou o secretário da SEARA, Canindé de França.



A idéia é conciliar, num mesmo espaço, a experiência da Fundação Belo Amor, em Caicó, que vem realizando um trabalho na região do Seridó de acolhimento a pessoas que fazem uso indevido de álcool e outras drogas, com a da Associação da Vila das Cabras, que, mesmo sem dispor de um espaço físico apropriado para a atividade, faz a criação de caprinos na periferia da cidade de Currais Novos, melhorando a qualidade do rebanho e obtendo um incremento significativo na renda familiar.



“A abertura desse novo centro nasce da importância do papel econômico e social que tem a reforma agrária”, afirma Canindé de França. “As condições da fazenda Trangola são favoráveis às atividades pedagógicas e produtivas desenvolvidas pela Fundação Belo Amor e pela Associação da Vila das Cabras. Assim, estamos implantando um projeto integrado que contempla o formato original de ambos”.


 
O novo Centro passa, então, a dividir o atendimento da FBA no Seridó, resolvendo o problema da superlotação, e fortalece a experiência comunitária da Vila das Cabras de geração de trabalho e renda, que surgiu e se estabeleceu como alternativa sustentável de desenvolvimento humano e econômico.



De Natal,
Jan Sá