Comerciários de Uruguaiana (RS) elegem nova diretoria

A nova diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Uruguaiana foi eleita com 99,09% dos votos válidos. A eleição ocorreu dia 18 de janeiro, após seis meses da instalação de uma diretoria provisória com dirigentes da Federação dos Empregados no

Conforme o presidente eleito a nova diretoria do sindicato dos Comerciários de Uruguaiana tem um grande desafio que é resgatar a credibilidade da categoria que estava carente por informações e de um instrumento de luta para defesa de seus interesses. “Nós da diretoria estamos com muita vontade, confiança e disposição para reverter a situação e buscar a credibilidade da categoria comerciária e a reorganização da nossa entidade de classe”, garante Jorge da Silva. O novo presidente disse ainda que espera contar com o apoio da Fecosul para reestruturar o sindicato.    


  



Auditoria contratada pela Fecosul apontou inúmeras irregularidades



A diretoria provisória foi nomeada pela delegada de polícia e pela juíza da vara criminal de Uruguaiana, com aprovação de assembléia geral dos trabalhadores, em meados do mês de julho do ano passado após o assassinato do então presidente da entidade. Na época também foram descobertas várias irregularidades administrativas e financeiras. Sendo assim, coube a Fecosul a reorganização da entidade e a realização do processo eleitoral.


 


Uma das primeiras medidas tomadas pela Fecosul foi a contratação de uma auditoria do período de dezembro de 2000 a junho de 2006. O levantamento apontou, que no período, não houve assembléias de previsão orçamentária e de prestação de contas conforme norma legal. Não houve balanço contábil de qualquer espécie. Os recolhimentos fiscais dos funcionários da entidade, como FGTS e INSS, também não foram feitos. Além disso, o estudo apontou uma diferença de caixa de R$ 285.506,58. Este valor não tem notas que comprovem a despesa e há indícios de utilização para fins que não dizem respeito à entidade sindical. Comprovando o que já era esperado.


 


Enquanto a auditoria era realizada, a direção provisória composta por Guiomar Vidor, presidente, Paulo Pacheco, secretário e João Procópio, tesoureiro, todos dirigentes da Fecosul, organizava a entidade. Todas as decisões tomadas foram aprovadas em assembléia com a presença dos comerciários que acreditaram na Fecosul e se aproximaram do sindicato. Foi realizado recadastramento dos associados, curso de formação sindical, e trabalho de base para conquistar e formar a uma chapa legítima, composta por verdadeiros comerciários.


 


Após seis meses de muito trabalho a cidade de Uruguaiana, que fica a 600 Km de Porto Alegre e tem, aproximadamente, 150 mil habitantes, os trabalhadores no comércio local vêem uma nova realidade e uma verdadeira representação dos trabalhadores a frente de sua entidade de classe.


   



Márcia Carvalho
Porto Alegre