Após 34 anos, Jane Fonda volta à militância contra guerra

Mais de 20 entidades não-governamentais de diversos setores conseguiram juntar “dezenas de milhares” de manifestantes, segundo cálculo dos organizadores, para protestar contra a Guerra do Iraque no domingo (28/01), em Washington. Discursaram congressistas

A atriz de 69 anos – que ganhou fama no começo dos anos 70 por sua crítica pública e contundente à Guerra do Vietnã – chegou a ser perseguida em seu próprio país ao ver divulgada foto em que aparecia junto de armas e soldados do então Vietnã do Norte. Pois “Hanói Jane”, apelido que ganhou à época, reapareceu num evento do tipo pela primeira vez em 34 anos.


 


Em 2005, ela havia anunciado uma turnê pelos Estados Unidos contra a guerra. Diante da reação apaixonada que despertou então, principalmente entre os conservadores, acabou desistindo. Em entrevista em junho, Fonda justificaria: “Percebi que (a turnê) atrapalharia meus outros projetos”. Na tarde de domingo, seu discurso era diferente: “O silêncio não é mais uma opção”.


 


Os manifestantes se encontraram no National Mall – passeio que liga o monumento a George Washington ao Capitólio e é tradicional ponto de protestos da capital norte-americana. De lá, seguiram em passeata até a sede do poder legislativo americano cantando gritos de guerra como “Aqui é uma democracia, pode ir se acostumando”.


 


“O governo não enxerga a realidade nos campos de batalha e não pensa em nossa estratégia para reconstruir um país que destruímos”, discursou Fonda, depois de comparar os dois conflitos, do Iraque e do Vietnã. Além dela falaram Sean Penn e o casal Susan Sarandon e Tim Robbins, entre outros.


 


A manifestação atraiu ainda uma contramanifestação, barulhenta, mas em menor número. Eram cerca de 40 pessoas, a maioria militares ou seus familiares.”Os manifestantes deveriam se lembrar do sacrifício que fizemos e o que nossos companheiros que não conseguiram sobreviver diriam se estivessem aqui”, afirmou Joshua Sparling, de anos 25, do Exército, que perdeu uma perna em 2005, em Ramadi, no Iraque.


 


Fonte: Blog do Sérgio Dávila


 


Leia também: Milhares de americanos vão às ruas pelo fim da guerra