Chávez pede respeito a Calderón por criticar Venezuela

O presidente venezuelano Hugo Chávez exigiu respeito do presidente mexicano Felipe Calderón, após suas declarações sobre as economias da Argentina, Bolívia e Venezuela durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Calderón criticou os prejulgamentos na América Latina sobre os tratados de livre comércio e países com “economias do passado”, onde “ações do Estado” afetam os investimentos, como Argentina, Bolívia, Venezuela e outros”.



“Senhor presidente do México, se o senhor quer que o respeitem, respeite. Escutou? (…) Depois não venham dizer que sou eu o que atropelo, que Chávez é o brigador do bairro”, afirmou o presidente durante o seu programa semanal de rádio e televisão, neste domingo (28/1).



Chávez comentou que até agora a Venezuela manteve prudência em relação a Calderón, apesar das críticas do agora presidente durante a campanha eleitoral mexicana, que disputava com o candidato Andrés López Obrador, a quem vinculava a Chávez.



“Alguém que pretenda ser presidente de um país (…) e utilize o presidente de um país irmão como desculpa para atacar seu adversário interno, sinceramente já está dificultando, para não dizer dinamitando, a possibilidade de ter relações, boas relações”, disse Chávez.



Relações delicadas
As relações entre Caracas e México se deterioraram no fim de 2005, depois que Chávez chamou o ex-presidente Vicente Fox de “cachorro do império” por criticar sua oposição aos tratados de livre comércio com os Estados Unidos.



O incidente provocou a retirada de seus respectivos embaixadores, que até agora não foram reintegrados. Por sua parte, Chávez não escondeu suas dúvidas sobre o apertado resultado da eleição mexicana, da qual Calderón saiu vencedor.



Da redação, com agências