Diretor do Banco Mundial se diz “impressionado” com Vietnã

“O Vietnã impressionou-me por suas transformações positivas, seu impressionante ritmo de crescimento econômico e os louváveis resultados de sua recusa em ser pobre”. As palavras são de Klaus Rohland, que acaba de concluir cinco anos em Hanói, na condição

Condecorado pelos vietnamitas com a Ordem da Amizade, nesta sexta-feira (27), o economista alemão com 25 anos de Bird disse que o Vietnã é considerado “um modelo de desenvolvimento em nível mundial”. Destacou que nos cinco anos de sua missão em Hanói o país manteve um ritmo de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que ultrapassou 7%, chegando a 8% no ano passado.



“E poderia chegar aos 10% se a eficácia das reformas administrativa e de desenvolvimento de projetos tivessem sido melhor garantidas”, afirmou. Paralelamente ao desenvolvimento econômico, o Vietnã conseguiu criar um bo vínculo social, empregando a ajuda internacional em favor da população, agregou.



O Banco Mundial destinou ao Vietnã um total de créditos que soma US$ 3 bilhões. “Os projetos financiados pelo Bird foram desenvolvidos com qualidade e atenderam aos critérios fixados”, disse Rohland.



Sobre as perspectivas da ajuda do Banco, o economista revelou que uma estratégia de ajuda ao Vietnã vem de ser elaborada. “É mais uma estratégia de cooperação nacional”, explicou, pois, segundo ele, o país alcançou um “nível médio”, segundo o critério do PIB por habitante e “não tem mais necessidade de assistência”.



Desta forma, “o Banco Mundial cooperará com o governo vietnamita para ajudar a realização do plano quinquienal sócio-econômico de 2006-2010, assim como na concretização dos compromissos assumidos junto à OMC (Organização Mundial do Comércio”, disse Rohland.



Com informações do http://lecourrier.vnagency.com.vn