Eleição no Sindicato dos Bancários pode influenciar movimento sindical potiguar

No próximo dia 14 de março acontecerá a eleição para a diretoria do Sindicato dos Bancários do RN. Uma batalha que poderá influenciar o movimento sindical potiguar e terá importante repercussão nacional. Estão em disputa duas concepções de movimento sindi

A atual gestão do Sindicato é composta pelas três forças políticas, mas sofre forte influência do PSTU que levou o Sindicato ao isolamento e ao sectarismo. No momento em que se requer maior unidade para se contrapor às pressões do capital e aos vacilos do governo, os dirigentes do PSTU priorizam a disputa fratricida, guiando a entidade dos Bancários para seus objetivos partidários, negando a agenda sindical dos trabalhadores. Buscando a todo o instante fragilizar o governo Lula e implodir a CUT, uma central que é o maior patrimônio da luta dos trabalhadores, forjada no combate à ditadura e na resistência ao neoliberalismo.


A Chapa 2 – Nossa Força Nossa União tem o objetivo de romper com o isolamento, colocar o Sindicato na luta política como protagonista nas questões nacionais e específicas. Lutar pela recomposição dos direitos e benefícios roubados durante os 8 anos do governo FHC. A chapa 2 tem posição política, mas não aceita a partidarização do sindicato, defendem a democratização das decisões da diretoria, não agindo como os diretores do PSTU que acionar judicialmente o Novo Plano da FUNCEF, sem discutir com a base.



A Chapa 2 Nossa Força Nossa União tem a característica de buscar mesclar a experiência com renovação: como candidato a Coordenador Geral o companheiro Astrogildo Cruz, funcionário da Caixa há 22 anos; ex-presidente da APCEF/RN; ex-diretor da FENAE e membro do Conselho Fiscal da atual gestão, já um exemplo de renovação sindical é o companheiro candidato a Diretor Jurídico, Deyvidson Giulliano, funcionário do Banco do Brasil há 4 anos, que foi militante do movimento estudantil, sendo presidente do DCE/UFRN.


Temos ainda na chapa: Diretoria de Assuntos Jurídicos: Eugênio Pereira Batista; Administração e Patrimônio: José Augusto de Souza Filho e Ivan Nogueira de Morais; Finanças: Marco Antonio Schiavon de Souza e Ivanny da Fonseca e Silva; Comunicação: Odilon de Almeida Mesko Júnior e Edilson de França Varela; Formação Política e Educação Profissional: Maria Janaina Farias Soares e Alberi Bernardi Boiaski; Saúde e Condição de Trabalho: Fernando Luiz de França e Geolípia Jacinto da Silva; Previdência e Aposentados: Pedro Barbosa de Carvalho e Raimundo Pantoja Duarte; Cultura, Esporte e Promoção Social: Renilton Pinheiro de Melo e Gilson de Assis Silva; Gênero, Raça e Orientação Sexual: Paula Regina Bernardino da Silva e Márcia Marla Bezerra; Estudos Sócio-econômicos: Júlio Freire Martins Filho e Walnir Simões Dias; Regional do Seridó e Região: Maria das Dores Sales de Lima, Jacinto Martins de Souza e Silvan Medeiros da Cunha; Regional Agreste/Trairi e Região: Nivaldo Alves dos Santos Filho, Michele Maria da Cunha Custódio de Barros e Francisco Paulo da Silva; Regional de Mato Grande/Salineira e Região: José Eduardo Cavalcante de Castro, Ésio Antonio Moreira Santana e José Roberto Lopes; Regional Central e Região: Kaio Marcelo Costa e Câmara, Luciano Galdino da Silva e Selmar Cezário de Lima; Conselho Fiscal: Urbano Guedes de Moura, Diógenes Araújo Barbosa, Pitagoras de Oliveira Magalhães, Maria José de Freitas, Hilma Tereza de Albuquerque Bellot e Dilson Luiz Lemos Leonez.



De Natal (RN), Jan Varela.